Decisão sobre coligação deve ser oficializada até a próxima quarta-feira (9)
andre.tajes@serraempauta.com
04.09.2020 - 18h23min
O PSB é a noiva da vez da eleição à prefeitura de Caxias do Sul. A sigla tem convite para compor uma chapa com o pré-candidato a prefeito, Carlos Búrigo (MDB). A decisão deve ser oficializada até a próxima quarta-feira (9).
Contrário a candidatura própria, o presidente do PSB, Adriano Boff, reconhece que existe a possibilidade de os partidos estarem juntos, mas adota um tom de cautela:
- Vamos decidir se estaremos na coligação com o MDB com o nosso diretório, vereadores e pré-candidatos a vereador. Depois vamos deliberar sobre os nomes para para candidato a vice – diz.
Boff é só elogios à postura de Búrigo e do ex-governador José Ivo Sartori. Segundo ele, os dois estão preocupados em apresentar para a população uma alternativa para recuperar a cidade da crise econômica e dar atenção para a área social.
- A gente aprendeu a admirar o MDB do Sartori e do Búrigo. Eles pode ter adversários políticos, mas não tem inimigos e não fecham as portas.
O socialista revelou que esteve com Sartori esta semana, e conta que o ex-governador reforçou o convite para o PSB integrar a chapa com o MDB.
- Ele (Sartori) está animado, relembrou os momentos em que estivemos juntos e disse que seria muito bom estarmos juntos novamente. O Sartori ressaltou ainda que precisamos fazer uma campanha sem radicalismos – contou Boff.
Os possíveis candidatos a vice
O nome do vice-prefeito, Elói Frizzo (PSB), é o mais cotado para compor a coligação. Apesar da rejeição entre os eleitores, uma ala emedebista defende que Frizzo tornaria a chapa mais conhecida. Outra ala rechaça a indicação de Frizzo.
- Búrigo conhece muito a cidade, mas a cidade conhece pouco ele – diz uma fonte, que defende o nome de Frizzo.
Um fato que poderia unir Frizzo e Búrigo é a relação de proximidade com Sartori. Em 2018, o socialista aceitou o convite de Sartori para o cargo de diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos do Governo do Estado.
- A tendência do PSB é ir com o MDB. O Frizzo está se colocando à disposição. O MDB tem mais simpatia pelo Frizzo como candidato a vice – afirma uma liderança do PSB.
O PSB tem outras duas alternativas para compor a chapa majoritária: os vereadores Alberto Meneguzzi e Rodrigo Beltrão. Porém, os dois fizeram críticas ao governo estadual comandado por Sartori e que tinha Búrigo, como braço direito.
- O MDB não vetou nenhum nome nosso – diz o presidente do PSB ao ser questionado se as críticas de Beltrão e Meneguzzi afastariam os dois de uma composição.
Foto: Luiz Chaves/BD/Divulgação.
Tags: