Siga nossas redes sociais
Logotipo - PSB bate martelo sobre adesão a governo do prefeito de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - PSB bate martelo sobre adesão a governo do prefeito de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Aliança ampliada

PSB bate martelo sobre adesão a governo do prefeito de Caxias

Adiló Didomenico deverá realizar posse da nova composição do secretariado na próxima quarta-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bruna Bonfante/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O PSB decidiu ingressar no governo do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB). O movimento ocorreu após encontro do diretório na segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores. A reunião comandada pelo presidente do PSB caxiense, vereador Zé Dambrós, contou com a participação dos outros vereadores da bancada socialista Wagner Petrini e Gilfredo De Camillis, e a visita de Adiló.

O vereador Wagner Petrini deverá comandar a Secretaria da Habitação, e o primeiro suplente de vereador Idair Moschen, a presidência da Festa da Uva S/A, a empresa é responsável pela manutenção e gestão do Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, conhecido popularmente como Pavilhões da Festa da Uva. Moschen foi diretor-presidente do Samae durante o governo do prefeito Flávio Cassina (PTB) e vereador nos anos de 1997 a 2004.

O responsável pelo acordo com Adiló foi o ex-presidente do PSB, Adriano Boff. Segundo ele, a costura para ingressar no governo municipal iniciou após as eleições do governador Eduardo Leite (PSDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Boff diz que a decisão se concretizou somente agora por que houve a necessidade de discutir dentro do PSB e também do governo municipal.

"Se o entendimento fosse entre pessoas, personalidades, seria fácil. É entre forças políticas e isso requer tempo de maturação. O (período) pós-eleitoral e, sobretudo, o pós 8 de janeiro (dia da invasão aos prédios dos Três Poderes) deixou claro que os governos devem aumentar a sua base de apoio para governarem não apenas para seus eleitores, mas para todos", comentou.

O dirigente do PSB lembra que o Governo Lula tem sua base que vai do PCdoB ao União Brasil e no Governo Leite, a aliança vai do PP ao PDT.

"Isso ocorre no Governo Federal, no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e aqui a aliança vai do João Uez (secretário do Meio Ambiente), que fez campanha para o Onix (Lorenzoni, que concorreu ao Piratini) ao PSB", comparou.

Petrini ressaltou que o PSB está entrando no governo municipal pela porta da frente.

"O PSB é um partido consolidado e conta com uma base forte. Temos um ex-vice-prefeito (Elói Frizzo) e um ex-presidente da Câmara (Edi Carlos Pereira de Souza). Vamos ocupar um espaço para fazer política pública popular que é o perfil do PSB em Caxias", ressaltou.

Nova mudança no primeiro escalão

Com a adesão dos socialistas à gestão tucana, Adiló prepara novas mudanças no primeiro escalão. O secretário interino da Habitação, Flávio Cassina (PTB), deverá assumir a Secretaria de Governo. Grégora Fortuna dos Passos (PTB) deixa sua pasta para Cassina e é cogitada para a Chefia de Gabinete.

O atual chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva (PTB) é cotado para assumir a Secretaria de Gestão e Finanças, e o atual secretário da pasta, Gilmar Santa Catharina (MDB) deverá ser o novo controlador geral do Município.

Após o MDB e a vereadora Marisol Santos (PSDB) rejeitarem o convite para assumir a Secretaria da Cultura, Adiló ainda trabalha para encontrar a nova titular do cargo. Nos últimos dias, o nome da diretora-executiva da Secretaria da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, ganhou força e deverá ser confirmado como titular da pasta.

A posse dos novos secretários deve ocorrer no dia 22 de fevereiro, à tarde.

Sem vice-líder

Com dificuldade para preencher o cargo de líder do governo na Câmara de Vereadores, Adiló abriu mão de indicar o vice-líder de governo. Antes de confirmar o vereador pedetista, Lucas Diel, o prefeito convidou quatro vereadores da sua base de apoio: Adriano Bressan e Velocino Uez, ambos do PTB, e as tucanas Tatiane Frizzo e Marisol. Todos declinaram do convite.

Leia mais:
Neri, o Carteiro assume presidência da Comissão de Saúde da Assembleia
Governo Federal libera mais de R$ 14 milhões para saúde em Caxias
Caxias inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19
Educação é apontada como prioridade na abertura do ano do CIC de Bento
Economia de Caxias do Sul fecha 2022 com crescimento de 4,1%

Tags:

Aliança ampliada PSB ingressa Prefeitura de Caxias Adiló Didomenico aliança base Caxias do Sul