Siga nossas redes sociais
Logotipo - Protocolado projeto que institui a Feira Maesa Cultural em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Protocolado projeto que institui a Feira Maesa Cultural em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Protocolado projeto que institui a Feira Maesa Cultural em Caxias do Sul

Câmara de Vereadores, Prefeitura e UAB vão encaminhar diretrizes do evento que será mensal

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniel Corrêa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O grupo gestor formado pela Câmara de Vereadores, Prefeitura e União das Associações de Bairros (UAB) protocolou no Legislativo caxiense um projeto de lei para instituir no Município a "Feira Maesa Cultural", evento que ocorreu pela primeira vez dia 22 de maio e será realizado novamente dia 17 de julho.

Além da feira, que está sendo regrada pelo grupo gestor, haverá a segunda visitação ao prédio da Maesa, com área de 53 mil metros quadrados tombado pelo Estado e doado ao Município em 2014. A ideia é de que o evento ocorra sempre na terceiro domingo do mês.

Para a secretária da Cultura, Aline Zilli, a Maesa é uma pauta extremamente importante para toda a comunidade, principalmente porque promove possibilidades de encontros e de ocupação da cidade.

"Ficamos muito felizes em dar encaminhamento ao projeto e saber que a Maesa tem esse olhar carinhoso tanto da Câmara, quanto da UAB, dos moradores e do Executivo", disse a secretária.

Já o presidente da UAB, Valdir Walter, entende que o protocolo do projeto representa mais um passo de uma luta que se iniciou há muito tempo e que precisa de atenção constante.

"Esse projeto vem em um momento oportuno para marcarmos posição, que na verdade é a mesma da sociedade caxiense, beneficiada diretamente nessa questão da Maesa".

Presidente da Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa", o vereador Rafael Bueno (PDT), lembrou que esse é mais um momento fundamental, já que o complexo tem uma importância histórica, cultural e empresarial para Caxias.

"A Maesa foi a maior e mais importante indústria metalúrgica de Caxias do Sul na primeira metade do século XX. A repercussão da 1ª Feira e a visitação guiada foi altamente positiva, demonstrando que a realização contínua da abertura do espaço vem ao encontro do que pensa a população. As definições do processo de visitação, para melhor acolhimento e segurança de todos, bem como explicações técnicas e históricas, assim como a Feira Cultural, serão encaminhadas pelo grupo gestor", enfatizou Bueno no projeto, assinado também pelos outros 13 vereadores integrantes da Frente Parlamentar.

Outras secretarias e órgãos municipais estarão envolvidos na ação como: Segurança Pública e Proteção Social; Esporte e Lazer; Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana; Samae e Codeca para a melhor organização do evento e visitação da população ao complexo.

Também acompanharam o protocolo do projeto a diretora do Departamento Feminino da UAB, Sara Ferreira; o diretor de Comunicação da UAB, Paulo Sausen; a diretora de Participação Popular da UAB, Marseli Salmin Schneider; a coordenadora do Espaço do Artesão, Carla Pacheco; o representante do MobiCaxias Alex Buffon; e a presidente do Comitê Caxias e Região Serrana da Ação da Cidadania, Ruth Ordovás.

Leia também:
Prefeitura de Caxias disponibiliza 160 vagas para estágio
Mutirão pretende reduzir autorizações para construção em Caxias do Sul
ExpoBento retorna com Desfile Pet no dia 14 de junho em Bento
Guilherme Pasin lança pré-candidatura a deputado estadual em Bento Gonçalves
Mutirão de consultas especializadas realiza mais de 150 atendimentos em Caxias

Tags:

Legislativo Câmara de Caxias projeto de lei Feira Maesa Cultural Caxias do Sul