Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Protocolado pedido para que Câmara convide prefeito de Caxias a prestar esclarecimento sobre uso de ivermectina | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Protocolado pedido para que Câmara convide prefeito de Caxias a prestar esclarecimento sobre uso de ivermectina | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Protocolado pedido para que Câmara convide prefeito de Caxias a prestar esclarecimento sobre uso de ivermectina

Ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu quer ainda que Adiló Didomenico esclareça sobre contratação sem licitação de escritório de advocacia

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
30.03.2021 - 19h04min

Vitória Bordin/BD/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Após a manifestação do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), que informou ter pedido aos sindicatos patronais da cidade a doação de ivermectina ao município para o tratamento precoce contra o coronavírus, o ex-vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu, protocolou no início da tarde desta terça-feira (30), um requerimento para que o presidente da Câmara Municipal, vereador Velocino Uez (PTB), convide o chefe do Executivo municipal para prestar informações sobre aos parlamentares e à população sobre o assunto.

banner-cetec-serraempauta.png

O Tribunal de Contras do Estado (TCE) está apurando as compras de medicamentos sem eficácia comprovada cientificamente para tratar a covid-19, e o pedido de doação de Adiló é uma tentativa de burlar a fiscalização. Fabris pede ainda que Adiló preste informações sobre a contratação sem licitação do escritório de advocacia José Delgado & Ângelo Delgado para trabalhar para a Prefeitura de Caxias do Sul, no processo do caso Magnabosco.

"Nós como, poder púbico, vamos disponibilizar a medicação para que o médico na sua autonomia ministre. O prefeito é economista não posso me meter em receitar remédio, nem defender teoria A ou B. Pedimos auxílio aos sindicatos empresariais para que nos faça doação de ivermectina, já que há orientação contrária do Tribunal de Contas e do Ministério Público Federal para a compra desses medicamentos", disse Adiló, durante reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), na segunda (29).

Fabris justificou sua contrariedade ao tratamento precoce com a nota da Anvisa:

"Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm ivermectina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece: inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso. Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil. Nesse sentido, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento. Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor", diz a nota de julho do ano passado.

No documento, protocolado na Câmara, Fabris diz que o prefeito, aparentemente, prestou um desserviço à sociedade caxiense. Segundo ele, em tese, Adiló poderia até ser denunciado por charlatanismo, por fazer propaganda de uma terapia que não funciona, ou por infração de medida sanitária preventiva, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

O ex-vice-prefeito sugeriu que Adiló pedisse auxílio aos empresários para a compra de vacina contra a covid-19. Em entrevista ao site no final de fevereiro, o prefeito contou que havia recebido a oferta de recursos de empresários para a compra do imunizante.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, Uez não analisou o documento.

Leia também:
Salários de março serão pagos em dia nesta quarta-feira
Moradores sugerem que a Guarda Municipal ocupe antigo módulo da Brigada Militar no bairro Cruzeiro
Prefeitura de Caxias projeta déficit de R$ 160 milhões em 2021
Hamilton Mourão é vacinado contra o coronavírus em Brasília

Tags:

Legislativo ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu requerimento convite Adiló Didomenico esclarecimento ivermectina contratação sem licitação escritório de advocacia Magnabosco Caxias do Sul