A denúncia cita que Hiago Morandi divulgou imagens de um homem em situação de rua e usuário de drogas
redacao@serraempauta.com.br
30.01.2025 - 20h39min
O vice-presidente do Psol de Caxias do Sul, Paulo Rodrigo Toledo Inda, protocolou nesta quinta-feira (29), um pedido de cassação do mandato do vereador Hiago Morandi (PL). A denúncia cita uma conduta incompatível com o decoro parlamentar e atentatória à dignidade humana, que coloca em risco a segurança e a integridade de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O documento relata que Morandi, no exercício de seu mandato, expôs publicamente um homem em situação de rua, usuário de drogas, divulgando imagens e fazendo declarações que violam a dignidade da pessoa humana.
Para o autor da denúncia, a atitude reforça o preconceito e a marginalização de pessoas em situação de rua, desrespeitando direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal.
"Vale ressaltar que esta não é uma conduta isolada. O vereador tem utilizado suas redes sociais de forma recorrente para divulgar vídeos em que expõe pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, adotando uma postura punitivista e sensacionalista".
Segundo Inda, ao divulgar tais imagens e declarações, o vereador utilizou de forma irresponsável seu cargo público, falhando em seu dever de agir com respeito, empatia e responsabilidade social.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Morandi afirmou que a estratégia é de tentar intimidar quem está tentando mudar a realidade da cidade.
"A acusação é que eu estaria constrangendo moradores de rua, mas não é o que vem ocorrendo. A minha missão é fiscalizar o Executivo e a FAS (Fundação de Assistência Social), que cuida da parte de quem mora na rua ou deveria cuidar, faz parte do Executivo. Então, cabe a mim mostrar a realidade", disse o vereador.
Sobre ter exposto o morador em situação de rua, Morandi afirmou que "sempre procura evitar expor eles, nublando os rostos".
Nesta quinta (30), a Assessoria Jurídica do Legislativo emitiu parecer orientando o presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato (PT), a incluir a denúncia contra Morandi na primeira sessão ordinária do ano legislativo.
Leia mais:
Ex-vice-prefeita de Caxias do Sul vai trabalhar no Governo do Estado
Trecho da Estrada do Vinho, em Caxias, permanece bloqueado para obras
Mobi e UAB pedem prorrogação da licitação do mercado público na Maesa, em Caxias
A maior feira de antiguidades de Caxias do Sul ocorre de 7 a 9 de fevereiro
Bento e Caxias são contempladas com programa de desassoreamento
Tags:
Politica denúncia protocolado pedido impeachment vereador PL Hiago Morandi Câmara de Caxias Caxias do Sul