Siga nossas redes sociais
Logotipo - Propriedades familiares em Caxias do Sul podem obter status de vinícola colonial | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Propriedades familiares em Caxias do Sul podem obter status de vinícola colonial | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Orientação

Propriedades familiares em Caxias do Sul podem obter status de vinícola colonial

Secretaria da Agricultura realiza visitas técnicas a estabelecimentos interessados em obter a designação

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Smapa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) está realizando visitas técnicas a propriedades de agricultores familiares de Caxias do Sul interessadas em obter a designação de vinícolas coloniais. O trabalho é acompanhado por profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Emater. Juntos, eles orientam os agricultores sobre os requisitos mínimos e documentação necessária para a regularização das vinícolas. Já foram realizadas sete visitas e, na próxima semana, estão previstas mais duas.

Para se enquadrar, no mínimo 70% das uvas devem ser provenientes do próprio imóvel rural do agricultor familiar e a produção máxima anual deve ser de até 20 mil litros de vinho. Uma legislação com regras mais apropriadas para a realidade de empreendimentos com esse perfil passou a vigorar por meio da Lei do Vinho Colonial.

Vitivinicultores interessados em receber uma visita técnica podem entrar em contato com a Smapa pelo telefone (54) 3290-3804.

O trabalho dos técnicos é concomitante com a mobilização em torno de mais um Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes, lançado nesta semana.

"Acreditamos que o momento é propício para incentivar todo tipo de melhoria ou inovação no segmento da vitivinicultura, oferecendo ao produtor rural meios de planejar e implementar sua produção, com vistas também ao enoturismo e à permanência dos jovens no meio rural", afirma o diretor técnico de gestão da Smapa, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.

A Lei do Vinho Colonial permite que o produtor rural torne a sua produção regularizada sem a necessidade de criação de uma empresa e de sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), simplificando o processo de formalização. Para que isso ocorra, é necessário o registro do empreendimento e dos produtos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o atendimento aos demais critérios previstos na legislação. No Rio Grande do Sul, é necessária a participação no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), cujo objetivo é regularizar a atividade das agroindústrias familiares.

Leia mais:
Governo deve explicar novo plano de ocupação da Maesa, em Caxias do Sul
Dia da Cultura e da Paz será celebrado na próxima terça-feira em Caxias do Sul
Hospital São Carlos, em Farroupilha, recebe selo de UTI eficiente
CDL de Caxias do Sul realiza convenção com principais nomes do varejo
Vinícola Garibaldi inaugura wine bar para comunidade e região

Tags:

Orientação Secretaria da Agricultura visita técnica propriedades familiares Caxias do Sul status vinícola colonial