Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Projeto RAPajador chega na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto RAPajador chega na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Música

Projeto RAPajador chega na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves

O rapper Chiquinho Divilas, acordeonista Rafael De Boni e DJ Rudi devem passar por outras unidades prisionais até o final do primeiro semestre

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
05.03.2023 - 19h13min

Divulgação
Foto Principal - Notícia

O rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Rudi deram um rasante com o projeto RAPajador, que mistura hip hop e a cultura gaúcha, na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. As apresentações rolaram em fevereiro e contemplaram os dois pavilhões da casa prisional. Os músicos pretendem visitar todos os presididos da região até o final do primeiro semestre.

banner-cetec-serraempauta.png

No pocket show do RAPajador, rolou poesias, rimas e uma batalha entre o acordeonista Rafa de Boni e o Dj Hood em um duelo rítmico, além de oportunizar o rap aos detentos, como instrumento de transformação social.

Também neste encontro, Chiquinho dividiu o palco com a juíza titular da 1ª Vara de Execuções Criminais da Serra (VEC), Joseline Mirele Pinson de Vargas e com o microfone em punho, cantaram o refrão em uníssono, "Eu só quero é ser feliz...", conhecido como Rap da Felicidade, dos MC’s Cidinho e Doca.

A cena abriu alas para outros participantes cantarem, tornando o ambiente uma celebração, onde a música teve espaço para reflexão.

Para Chiquinho, o rap está cada vez mais ligado às pessoas, seja pela diversidade cultural, pela necessidade de reflexão ou pela companhia em um momento de solitude, promovendo, além da ressocialização, um ambiente calmo e de interação entre os encarcerados.

"Que estes espaços possam inovar suas abordagens através da utilização das culturas populares contemporâneas como ferramentas didático-culturais, levando arte e informação aos lugares que mais necessitam".

O rapper diz que o RAPajador contribui também com a possibilidade de reconhecer novos MC's, artistas, poetas e autores, enfim, pessoas que já tem (ou não) habilidade com as palavras.

"Utilizar a cultura como mediação social nesses lugares é uma forma de contribuir para a autoestima e proatividade desses grupos. Sendo assim, quem sabe, podemos sonhar um mundo com menos violência e mais poesia".

O projeto tem a parceria da Susepe e a Vara de Execução Criminal de Caxias do Sul.

Novo projeto

Chiquinho Divilas têm trabalho novo para o segundo semestre do ano. O R.A.P. (R)apensado a (A)rte nas (P)risões é uma nova ideia de promover e oportunizar a democratização de acesso à cultura nos presídios da Serra Gaúcha. O projeto da necessidade emergencial de promover a inclusão social e ferramentas para proporcionar novas visões de mundo, capazes de contribuir para o caráter ressocializador do indivíduo.

Leia mais:
Confira os vencedores do Concurso Regional de Queijos Artesanais em Caxias
Festival Encontro de Bambas animou os foliões neste sábado em Caxias
Caxias do Sul oficializa roteiro turístico Passo do Vinho
Exposição fotográfica multissensorial chega a Caxias
Caxias confirma dois casos importados de dengue em 2023

Tags:

Música projeto RAPajador Chiquinho Divilas, Rafael De Boni DJ Rudi Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves Bento Gonçalves