Rafael De Boni e Gilney Bertussi estão no "Nossa Música Entre Causos e Gaitas"
redacao@serraempauta.com
19.03.2024 - 11h15min
Concebido para levar às novas gerações a música serrana, o projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas começa nesta terça-feira (19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristides Rech, “na” Criúva, interior de Caxias do Sul, um dos lugares por onde “o espírito da música Bertussi” paira e é referência do legado desta família de artistas.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O músico Gilney Bertussi, guardião do legado familiar, se junta ao acordeonista Rafael De Boni para a empreitada de realizar 15 encontros em oito escolas municipais caxienses até o mês de abril.
Destinado justamente ao público da faixa etária que frequenta o Ensino Fundamental e vive em comunidades do interior caxiense, o projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas vai realizar encontros que, no primeiro dia, tem palestra de Gilney Bertussi e Rafael De Boni falando sobre a música serrana, contando causos e rememorando histórias vividas por Gilney e outros membros da família como o pai Adelar e o avô Fioravante.
Os dois músicos vão intercalando e inserindo na atividade vídeos do projeto “Entre Causos e Gaitas”, músicas e “outras cositas mas”, como se diz no linguajar serrano.
No segundo encontro com os estudantes, o acordeonista Rafael De Boni realiza um exercício de prática de instrumentos e também promove uma gravação de novas versões de "O casamento da Doralice", primeiro bugio gravado pelos Irmão Bertussi, em 1956. E este gênero, registre-se, é genuinamente serrano.
Toda essa atividade será também registrada em vídeo, que ficará como acervo de cada escola incluída no projeto: Aristides Rech, de Criúva; Érico Veríssimo, de Vila Seca; Armindo Mário Turra e Vitorio Rech Segundo, de Parada Cristal; Assis Brasil, da localidade de Zona Rotta, em Críuva, Professora Leonor Rosa, de Desvio Rizzo, José Bonifácio, do Pedancino, e Caetano Costamilan, da localidade de Loreto 2ª Légua.
Assim, o projeto busca instigar participação das novas gerações na produção cultural, dando protagonismo aos estudantes, que aprendem também como funciona os bastidores desse contexto de produção musical e cultural.
Outra ação bacana será a distribuição de exemplares do livro "Entre Causos e Gaitas", lançado no ano passado por Rafael De Boni. A publicação também deriva do projeto homônimo realizado por De Boni durante cinco edições, entre 2020 e 2023.
Cronograma do projeto
:: Escola Aristides Rech - dias 19 e 20 de março, das 8h às 10h
:: Escola Érico Veríssimo - dias 19 e 20 de março, das 14h às 16h
:: Escola Armindo Mário Turra – dias 25 e 26 de março, das 8h às 10h
:: Escola Vitorio Rech Segundo - dia 25 de março, das 13h30min às 17h30min
:: Escola Assis Brasil – dias 2 e 3 de abril, das 8h às 10h
:: Escola Professora Leonor Rosa – dias 9 e 10 de abril, das 7h30min às 9h30min
:: Escola José Bonifácio – dias 16 e 17 de abril, das 8h às 10h
:: Escola Caetano Costamilan 2 - dias 23 e 24 de abril, das 8h às 10h
Leia mais:
ONG oferece curso gratuito de inglês a partir de abril em Caxias
Diminui o número de roubo a pedestre e de carro em Caxias do Sul
O consumidor é o centro das atenções de empresas
Inicia elaboração de projetos de PPCI nos prédios da FAS, em Caxias
Irene Ravache traz para Caxias do Sul espetáculo "Alma Despejada"
Tags:
Novas gerações projeto Nossa Música Entre Causos e Gaita promove encontros música serrana escolas interior Caxias do Sul Gilney Bertussi Rafael De Boni