Siga nossas redes sociais
Logotipo - Projeto pretende auxiliar trabalhadores por aplicativos de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto pretende auxiliar trabalhadores por aplicativos de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Projeto pretende auxiliar trabalhadores por aplicativos de Caxias do Sul

Proposta da vereadora Denise Pessôa pretende criar espaços gratuitos de descansos para os motoristas

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A vereadora Denise Pessôa (PT) protocolou nesta terça-feira (22), um projeto de lei que auxilia os entregadores e motoristas por aplicativo em Caxias do Sul. Segundo a proposta, as empresas envolvidas no trabalho de entrega e transporte estariam obrigadas a criar um espaço gratuito aos trabalhadores cadastrados com infraestrutura que possua teto com sombra, bebedouros ou fornecimento de água potável corrente, sanitários masculino e feminino, tomadas, armários, sala de apoio para descanso e repouso, acesso à internet sem fio, espaço para refeição com equipamentos para esquentar comida e espaço para estacionamento. 

Denise diz ainda que a ideia é promover a mudança de uma dura realidade enfrentada pelos trabalhadores dos aplicativos. A parlamentar lembra que um trabalhador de aplicativo enfrenta uma jornada diária exaustiva facilmente passando das 12 horas de trabalho em nossa cidade.

A parlamentar estima que atualmente Caxias do Sul tenha mais de sete mil cadastros de trabalhadores nas plataformas digitais e aplicativos, que não possuem nenhum vínculo com as empresas e que carregam a responsabilidade pela manutenção de seus veículos e demais ferramentas de trabalho sem receber nenhum direito social.

Debate

Na tarde desta quarta, a parlamentar apresentou o projeto aos integrantes do Alma, Associação Liga Motoristas de Aplicativos, de Caxias do Sul. Durante a reunião, os motoristas conheceram a proposta e tiveram a possibilidade de fazer observações sobre o texto. Para o coordenador do Alma, Márcio Guimarães, com o projeto, os motoristas terão voz e respeito.

Tags: