Siga nossas redes sociais
Logotipo - Projeto pretende assegurar às mulheres o direito a acompanhante durante procedimentos médicos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto pretende assegurar às mulheres o direito a acompanhante durante procedimentos médicos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Assembleia Legislativa

Projeto pretende assegurar às mulheres o direito a acompanhante durante procedimentos médicos

Proposta de autoria do deputado Pepe Vargas quer evitar abusos em atendimentos de saúde

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Celso Bender/Assembleia Legislativa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O deputado Pepe Vargas (PT) protocolou o projeto de lei para assegurar às mulheres o direito de terem um acompanhante de sua livre escolha nos procedimentos de saúde que exijam algum tipo de sedação, em estabelecimentos públicos e privados. A matéria foi oficializada no dia 1º de feveiro.

O texto diz ainda que o direito deverá estar de acordo com as normas sanitárias que regularem o procedimento de saúde, que o estabelecimento de saúde deverá informar, em tempo hábil, sobre o direito à acompanhante e, caso a paciente decline do acompanhamento, assinará termo específico de dispensa do mesmo.

Além disso, os estabelecimentos de saúde deverão colocar em cartaz ou meio eletrônico de fácil acesso visível, informando sobre o direito, e que a lei não se aplica a situações de emergência.

O descumprimento da lei quando realizado em estabelecimentos públicos, por servidor público, serão aplicadas as penalidades previstas em lei específica. Já quando praticado em hospitais ou estabelecimentos de saúde privados, ocorrerá multa de R$ 1 mil, dobrada em cada caso de reincidência, até o valor de R$ 20 mil.

Na justificativa, Pepe lembra que recentemente, "o Brasil se estarreceu com denúncias de mulheres que foram estupradas por profissionais de saúde durante a realização de procedimentos médicos que exigiam sedação".

"É urgente erradicarmos todo e qualquer tipo de abuso contra mulheres. O projeto dá as mulheres o direito de terem um acompanhante durante os procedimentos com sedação", escreveu o deputado petista em uma rede social.

Leia mais:
CIC de Bento entrega demandas ao deputado estadual Guilherme Pasin
Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias, volta a ter voo direto para Congonhas
Moradores comemoram novo Ponto da Safra, na Zona Norte, em Caxias
Produtores de uva de mesa podem participar de programa de Caxias
Apresentado diagnóstico inicial do Plano de Mobilidade de Caxias

Tags:

Assembleia Legislativa projeto de lei pretende assegurar mulheres direito acompanhante procedimentos médicos