Siga nossas redes sociais
Logotipo - Projeto Poesia de Rua começa neste sábado em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto Poesia de Rua começa neste sábado em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

2ª edição

Projeto Poesia de Rua começa neste sábado em Caxias do Sul

Atividades ocorrerão na Rua Irma Valiera. Ao longo do ano, serão realizados seis eventos

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Off Photo/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A segunda edição do projeto Poesia de Rua começa neste sábado (8), às 15h, com uma Festa Junina, e se estenderá ao longo de um ano. O projeto nasceu em 2021 e levou arte urbana para a Rua Irma Valiera, importante conexão entre os bairros São Pelegrino e Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

No ano passado, postes e muros foram pintados, oficinas de grafite envolveram as crianças do Serviço de Convivência CAE Ampliando Horizontes, do Beltrão, e um evento com cinema, teatro, yoga e outras atividade de rua fechou o projeto.

Para a segunda edição do projeto Poesia de Rua, realizado pelo Coletivo Vivacidade e financiado por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) do Ministério Público, a ideia é repetir essa mobilização de pessoas no espaço público.

Conforme Madeline Juber, integrante do Vivacidade e responsável pelo projeto desde o início, a primeira edição do Poesia de Rua cumpriu seu objetivo, mas ainda faltava algo: provocar a presença das pessoas na rua.

"A segunda edição chega para cumprir esse objetivo. A partir de pequenos eventos, convidamos as pessoas a ocuparem esse espaço. Nosso sonho é que essas celebrações sejam uma provocação para que, quando essa edição encerrar, a vizinhança se reúna por conta e torne a ocupação orgânica”, explica.

Para o promotor de Justiça Adrio Gelatti, a primeira edição fez um trabalho de conexão entre os bairros, dando mais vida à Rua Irma Valiera, e provocou uma alteração do espaço urbano por meio da arte. Ele acrescenta que o Poesia de Rua, por estar conectado com as crianças do Beltrão, entrega um trabalho voltado à cultura e à educação social, o que propicia uma visão de vida e de possibilidades de crescimento social muito grande.

Para as crianças, que pintaram postes e tiveram diversas atividades na primeira edição, há um projeto paralelo neste ano. Elas serão as “jornalistas" que farão a cobertura dos eventos. O projeto "Pequenos Jornalistas do CAE" tem como orientadora a jornalista e educadora Vania Marta Espeiorin e conta com a supervisão da coordenadora do CAE, Gabriela Ghellere.

A cada dois eventos, serão entregues pequenos “jornais" com desenhos, textos e fotos do que aconteceu. O primeiro encontro, para explicar a atividade já aconteceu, e a empolgação dos “pequenos jornalistas” está grande.

A programação do Poesia de Rua 2 prevê seis eventos ao longo de 12 meses, e as datas serão divulgadas no decorrer. Para este sábado, na Festa Junina, estão previstos alimentação, brinquedos infláveis, música com o DJ Dani Corso e a apresentação da peça de teatro "As Aventuras do Fusca à Vela", do Grupo Ueba. O teatro será às 16h, e o restante da programação se estende até as 18h.

Como forma de participar do movimento para ajudar os atingidos pelas enchentes, o Banco de Alimentos será parceiro e estará recebendo doações. A Secretaria da Saúde também estará presente, aplicando vacina contra a gripe.

Leia mais:
Silvana Piroli é reeleita para a presidência do Sindiserv de Caxias do Sul

Estrada Gotardo Molin é interditada em Vila Seca, interior de Caxias
Maternidade no Virvi Ramos, em Caxias do Sul, começa a operar no dia 1º de julho
Festival de Cinema de Gramado tem 1,1 mil filmes inscritos
Aeroporto de Caxias tem 23% dos voos cancelados devido à neblina

Tags:

2ª edição Projeto Poesia de Rua Vivacidade financiamento Ministério Público sábado Rua Irma Valiera Caxias do Sul