Siga nossas redes sociais
Logotipo - Projeto de promoção da leitura em Caxias do Sul deve distribuir mais de 980 livros neste ano | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto de promoção da leitura em Caxias do Sul deve distribuir mais de 980 livros neste ano | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Literatura

Projeto de promoção da leitura em Caxias do Sul deve distribuir mais de 980 livros neste ano

Passaporte da Leitura, que oferece aos estudantes a possibilidade de contato com escritores, ocorre durante a Feira do Livro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Nesta segunda-feira (8), foram apresentados os nomes dos 11 escritores que irão participar da 18ª edição do Passaporte da Leitura, que será realizado durante a Feira do Livro de Caxias do Sul, de 30 de setembro a 16 de outubro. São eles: Alexandre Camanho, Aline Abreu, Cléo Busatto, Cris Eich, Helena Gomes, Ernani Ssó, Odilon Moraes, Helô Bacichette, Milton Célio de Oliveira Filho, Maria Amália Camargo e Rosane Pamplona.

Nesta edição, serão distribuídos 984 livros para alunos de 44 escolas. O projeto proporciona aos estudantes a possibilidade de contato com diferentes obras literárias e diálogo com escritores.

O Passaporte da Leitura é um dos mais consolidados projetos continuados de incentivo à leitura no país. As escolas participantes receberão sacolas com livros do autor. A partir de daí, essas histórias serão trabalhadas por professores, alunos e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes, para que sejam incorporados as suas bibliotecas.

Na oportunidade, os professores também tiveram a oportunidade de participar do workshop "Literatura e Animação: Narrativas fantásticas e seus signos" com os escritores e ilustradores Gio e Doug.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) salientou a importância da leitura e o estímulo de vida que os livros podem dar a todos que leem.

"Ler é viajar através do livro. É conhecer o mundo. A leitura liberta o ser humano e precisamos incentivar cada vez mais as pessoas a lerem, assim como é feito com o passaporte da leitura nas escolas", comentou o prefeito.

A professora e escritora, Helô Bacichette, enfatizou a alegria de poder estar trocando ideias sobre sua obra para os alunos, que um dia foi professora.

" Eu só sou escritora pois fui e sou leitora, se não fosse a leitura a estimular a minha escrita hoje não estaria aqui falando para todos e aos alunos que terei imenso prazer em ouvir vossas considerações e entendimento sobre minha obra", comentou a escritora.

Estavam presentes no lançamento, a secretaria da Cultura, Aline Zilli; a patrona na Feira do Livro 2022, Maya Falks; o Amigo do Livro, Décio Bombassaro; e o vereador Lucas Caregnato (PT).

Sobre o projeto

Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 177 mil estudantes; 213 autores, vindos de diferentes partes do Brasil; e distribuiu mais de 13 mil livros a cerca de 500 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria "melhor ação de promoção da leitura".

O Passaporte da Leitura é uma realização da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL).

Leia também:
Prefeitura de Caxias do Sul finaliza a etapa de inventário e mapeamento de dados pessoais
Caxias do Sul inicia campanhas contra a poliomielite e multivacinação
Padre Nivaldo Angelo Piazza morre em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul e MP definem encaminhamento para ações de proteção animal
Sindicatos do comércio de Caxias do Sul seguem sem acordo sobre reajuste salarial

Tags:

Passaporte da Leitura projeto promoção leitura Caxias do Sul distribuição 980 livros Feira do Livro