Proposta foi protocolada pela vereadora Tatiane Frizzo, ex-rainha de 2010
redacao@serraempauta.com
02.03.2022 - 16h22min
A vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) protocolou nesta quarta-feira (2), o projeto de lei que pretende reconhecer a Festa Nacional da Uva como manifestação cultural, para fins de registro como Bem de Natureza Imaterial de Caxias do Sul. A proposição ocorre durante a 33ª edição do evento. O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio cultural imaterial do Município.
Na justificativa, a parlamentar destacou a importância do evento para a cultura e o fortalecimento de vínculos com a comunidade. Tatiane, ex-rainha da Festa da Uva de 2010, também ressaltou que esse é o primeiro passo para o encaminhamento do registro.
"Pensar na Festa da Uva é pensar em cultura, tradição, quem somos e o que fizemos. Esse projeto busca reconhecer a importância do nosso maior evento e, também, fortalecer ações que tornem esse vínculo com nossa população", salientou a vereadora.
Para o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, a iniciativa demonstra reconhecimento ao maior evento da cidade.
"Transformar a Festa da Uva em um Bem de Natureza Imaterial é muito importante, já que o evento ocorre há mais de 90 anos. Ela é um marco histórico não só para Caxias do Sul, mas para a região. Também tivemos a primeira transmissão em cores da TV brasileira, durante a 12ª edição do evento, em 1972. Sem contar que demonstra todo o vínculo de tradição italiana, enraizada na nossa cultura. Esse projeto só vem a fortalecer ainda mais o nome da Festa da Uva em todo o país", destacou o presidente.
A secretária da Cultura de Caxias, Aline Zilli, também enaltece a iniciativa.
"A Festa da Uva acompanha a evolução de Caxias do Sul, de sua formação identitária ao seu momento atual. Torná-la patrimônio é um reconhecimento de sua relevância e a garantia de um olhar atencioso a essa festa que promove a cidade, seus fazeres e saberes, e que valoriza as diversas culturas que aqui estão", completou a titular da Cultura.
Leia também:
Faculdade Murialdo, em Caxias, comemora 10 anos com inovação no Ensino Superior
Começam as obras do Tudo Fácil no Bourbon Shopping San Pellegrino, em Caxias
Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022
Nova presidente da Codeca é apresentada a lideranças da comunidade
Câmara de Farroupilha aprova reajuste de salários de prefeito, vice, secretários, vereadores e servidores
Tags:
Legislativo Câmara de Caxias Tatiane Frizzo projeto de lei Festa da Uva bem de natureza imaterial Caxias do Sul