Matéria de autoria da vereadora Denise Pessôa garante direitos sociais e serviços públicos para pessoas estrangeiras
redacao@serraempauta.com
02.12.2021 - 18h23min
A Câmara de Caxias aprovou, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (2), a criação da Política Municipal para a População Imigrante. A proposta foi construída pelo ex-vereador Edson da Rosa (PP), em 2016. Para ser viabilizada, a vereadora Denise Pessôa (PT) apresentou alterações na matéria.
O documento ressalta o crescente número de imigrantes no Brasil, mas, principalmente, em Caxias do Sul. O substitutivo destaca que fica instituída que a política voltada ao imigrante deva garantir o acesso aos direitos sociais, aos serviços públicos e ao respeito à diversidade. De acordo com o artigo 2º do projeto, entre os princípios da política, está o de garantir o trabalho docente, a educação, fomentar o ensino da Língua Portuguesa, além de outras disposições.
A partir da emenda supressiva ao substitutivo, também aprovada por unanimidade, o artigo 5º, pelo qual é destacado que o poder público iniciará o atendimento aos imigrantes por intermédio do Centro de Informação ao Imigrante, entre outros fatores de atendimento, está revogado.
Denise lembrou o próprio papel no comando da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, em 2012, ao auxiliar imigrantes a fazerem o seu registro civil. Além disso, ressaltou a história de Caxias com a imigração e salientou a marginalização e a criminalização de pessoas estrangeiras.
"Ninguém é menos ser humano por ter ou não um documento. Todos nós somos seres humanos que precisamos ter acesso a direitos básicos, como saúde, alimento, educação e emprego", enfatizou a petista.
O texto segue, agora, para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.
Leia também:
Papai Noel recebe as chaves da cidade na abertura do Natal dos Encontros em Caxias
Nova presidência da CIC Caxias é apresentada a Eduardo Leite e Adiló Didomenico
Prefeitura de Caxias e Hospital Pompéia têm impasse em contrato SUS
CIC Caxias aprova novo modelo do plano de concessão de rodovias
Governo do Estado retira cobrança de outorga e o limite de 25% de desconto nas tarifas de pedágio
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Política Municipal para a População Imigrante Denise Pessôa Edson da Rosa Caxias do Sul