Prefeitura pediu autorização para a Câmara de Vereadores, que deve votar matéria na quinta
andre.tajes@serraempauta.com
02.03.2021 - 17h55min
A Prefeitura de Caxias do Sul está tomando uma série de precauções com relação a um possível aumento na demanda de serviços nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em função da contaminação do coronavírus. Na tarde desta terça-feira (2), a administração municipal protocolou um projeto de lei complementar solicitando autorização da Câmara de Vereadores para transferir temporariamente servidores lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para as UPAs e outros serviços de saúde 24 horas que possam trabalhar no combate à pandemia da covid-19. Os servidores convocados receberão gratificação adicional de 60% sobre o vencimento básico.
O governo municipal realizou uma reunião on-line com a presença das secretárias de Governo, Saúde e Educação, Grégora Fortunas dos Passos (PTB), Daniele Meneguzzi e Sandra Negrini, respectivamente, para explicarem a necessidade das transferências dos servidores e pedirem o apoio dos vereadores para a aprovação da matéria.
Grégora explicou que a convocação será para os servidores com experiência no atendimento de emergência como os que atendiam no antigo Posto 24 horas.
"A gente fez essa reunião para pedir para os vereadores apreciarem essa matéria o quanto antes".
Já a secretária da Saúde, disse que a intenção de encaminhar o projeto de lei é para se antecipar a uma "necessidade extrema". Daniele disse que os servidores já estão previamente selecionados, mas não soube precisar o número de trabalhadores que poderão ser convocados.
"Isso vai depender do comportamento da pandemia nos próximos dias. Estamos deixando tudo pronto para numa necessidade extrema podermos convocar esses servidores, que já estão previamente selecionados para atuar nesse reforço. Não tenho para te passar (o número de servidores selecionados). Esse dado está com a minha equipe técnica", disse a titular da Saúde.
Grégora disse ainda que as secretárias da Saúde e da Educação responderam os esclarecimentos dos vereadores sobre a situação da pandemia e como está sendo o trabalho na rede municipal de ensino com a suspensão das aulas.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Velocino Uez (PTB), se comprometeu em realizar uma sessão extraordinária para a votação do projeto do Executivo na próxima quinta-feira (4).
Leia também:
Aberto processo seletivo para bolsas de estudo na Escola Agrícola, em Caxias
Prefeitura de Bento protocola projeto de lei para a compra da vacina contra o coronavírus
Ex-candidato a prefeito de Caxias lamenta a falta de recursos da bancada gaúcha para a região
Ex-subprefeito de Fazenda Souza morre vítima de covid-19
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul projeto de lei complementar convocação servidores UPA covid-19 Caxias do Sul