Siga nossas redes sociais
Logotipo - Projeto Casas da Quebrada, de Caxias, resume iniciativa em fanzine | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto Casas da Quebrada, de Caxias, resume iniciativa em fanzine | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Arte urbana

Projeto Casas da Quebrada, de Caxias, resume iniciativa em fanzine

Material foi distribuído gratuitamente no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz e na Secretaria da Cultura, para novas ações

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Para concluir o ciclo de quase um ano de ações culturais no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul, o projeto Casas da Quebrada imprimiu 5 mil fanzines que apresenta de maneira didática o impacto da iniciativa junto à população do bairro.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Do total, mil fanzines foram distribuídos gratuitamente na comunidade. Além disso, mais quatro mil exemplares serão entregues em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias e em futuros mutirões do projeto Mosaico na Quebrada.

O material conta com relatos dos realizadores e artistas participantes, imagens, um mapa ilustrado do bairro que identifica as residências contempladas e até mesmo um álbum de figurinhas com adesivos estilizados das casas.

A arquiteta Jessica De Carli, presidente do Instituto SAMbA, destaca a relevância do processo.

"O Casas da Quebrada é um projeto de arte urbana, de reafirmar a identidade das comunidades e sua importância no contexto da cidade. O projeto entregou ao território 75 casas pintadas e 51 grafites, assinados por artistas locais e nacionais, assim como a realização de oficinas de arte. O resultado está evidenciado na fanzine", afirma a arquiteta.

O principal objetivo das ações do Casas da Quebrada foi requalificar os espaços da comunidade para torna-los mais agradáveis e acolhedores e contribuir para o aumento da qualidade de vida dos moradores.

Foram realizados três mutirões de pintura: nos dias 20 de maio e 23 de setembro de 2023, e 23 de março de 2024, com participação de diversos artistas, como Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Rafael Lunardon, Róger Zortéa, Eti Black e Marcos Sikorski.

Também foram realizadas atividades culturais abertas ao público como oficinas de grafite e pintura, apresentações musicais, rodas de samba e visitas guiadas às artes recém-criadas.

A iniciativa deu sequência à atuação do projeto Mosaico na Quebrada – idealizado pelo rapper, doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Chiquinho Divilas – que, com diversas intervenções no bairro nos últimos dois anos, tem dado mais cor e visibilidade à comunidade local.

Leia mais:
Palestra da CIC, em Caxias, debate a inteligência artificial nas empresas

Agas entrega do Troféu Supermercador em Bento Gonçalves
Caxias do Sul vacina 4 mil pessoas contra a gripe influenza
Prefeitura de Caxias do Sul firma acordo para iniciar o restauro do antigo Lanifício Sehbe
Novos secretários municipais de Caxias do Sul são empossados

Tags:

Arte urbana Casas da Quebrada Caxias do Sul, iniciativa fanzine Euzébio Beltrão de Queiroz