Denise Pessôa protocolou matéria nesta semana
redacao@serraempauta.com
24.07.2021 - 11h25min
A vereadora Denise Pessôa (PT), protocolou nesta quinta-feira (22), um projeto de lei que pretende autorizar o fornecimento de absorventes higiênicos ou coletor menstrual para adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Caxias do Sul.
Conforme a parlamentar, o projeto autoriza o Executivo a fornecer estes produtos às mulheres em período menstrual de baixa renda ou que vivem em situação de extrema pobreza na cidade. A ideia é prevenir doenças, assim como a evasão escolar das adolescentes nas escolas da rede pública de ensino.
Denise lembra que a pobreza menstrual é reconhecida pela Unicef como um impasse causado pela falta de condição financeira para comprar absorventes e pela falta de estruturas sanitárias.
"É preciso que haja um esforço coletivo para coibir esse distúrbio por meio de diversas medidas que sanem isso. Reunir e organizar ações que partam tanto do Poder Público quanto da iniciativa privada são fundamentais para dar mais respeito à essas mulheres", destaca.
A vereadora do PT justifica ainda a necessidade do projeto baseada em dados da Unicef. No Brasil, 713 mil meninas não possuem banheiro ou chuveiro em casa; 900 mil meninas não têm acesso a água canalizada em seus domicílios e 6,5 milhões vivem em casas sem ligação à rede de esgoto. A pesquisa aponta ainda, que mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
Leia também:
Lideranças discutem mobilização para aprovação da Zona Franca da Uva e do Vinho
Paulo Caleffi recebe pedidos de emendas parlamentares para Caxias
Mudança no Regimento Interno da Câmara de Caxias pode cortar espaços de debates
Daer promete operação tapa-buracos na Rota do Sol para a próxima semana
Caxias abre agendamento da vacina contra covid-19 para adolescentes com comorbidades
Tags:
Legislativo projeto de lei Denise Pessôa absorvente adolescentes Caxias do Sul