Apresentação une moda e música com trabalho de jovens criadores ocorrerá no dia 20 de janeiro
redacao@serraempauta.com
13.01.2023 - 14h11min
O Projeto Amplificador mostra o resultado dos trabalhos de jovens criadores que participaram das atividades formativas durante o ano de 2022. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (20), às 19h, no Vielas Espaço Cultural, no Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, em Caxias do Sul. Concebido pelo rapper e ativista social Chiquinho Divilas, Fundação Marcopolo e com direção artística da designer Julia Webber, um desfile show vai apresentar criações de música e moda numa performance que mistura diferentes linguagens artísticas.
A proposta do Projeto Amplificador reafirma a ideia de favorecer o trabalho de jovens artistas da periferia com oficinas de formação e qualificação profissional explorando diferentes linguagens de criação, com destaque para a música e a moda. Participaram desta edição Paulina da Rosa Magalhães, Érica Matias, Stefanie Tamires, Edgar de Castro, Kauã Borges da Silva, Henrique Marques do Nascimento, Pablo da Fonseca Faustino e Maria Eduarda Noronha da Silva.
Durante o ano, os jovens participaram de oficinas sobre Expressão e Linguagem de Moda, Ampliação de Repertório, Criatividade, Identidade, Criação e Desenvolvimento, Upcycling, Impacto Positivo e Narrativas e Comunicação. A proposta foi instigar um pensamento criativo que provoque reflexões e ações disruptivas, ampliando territórios criativos e conceituais. Na perspectiva da sustentabilidade, foram criadas peças de roupas com resíduos têxteis.
"O processo criativo de arte tem muito sobre autoconhecimento. Então, as oficinas tiveram a preocupação de criar um ‘lugar seguro’ para que cada um se sentisse potente e aventureiro, para prosseguir à sua maneira, afinal, se queremos uma nova arte, novas vozes, ou mesmo jovens inovadores para a sociedade, temos que estar na escuta das vozes deles. Isso é o significado do Amplificador. E quando falamos com jovens, isso é ainda maior, pois estamos falando de sonhos!", diz Julia Webber.
Os participantes do projeto também exercitaram sua criatividade para a música, com atividades de criação musical com Chiquinho Divilas. Nesse contexto, cada um entrou para o projeto com suas trajetórias na cena musical. Como resultado dessa atividade foram produzidos três videoclipes, que serão apresentados durante o desfile show.
"Os 'amplificados' da música têm trajetórias semelhantes. Ambos filhos e filhas das periferias da cidade, já têm no DNA toda essa cultura contemporânea juvenil. Eles nasceram ouvindo rap, funk e trap. São nativos digitais, a geração das informações rápidas. São estes os filhos que muitas vezes o próprio Brasil não assumiu. O objetivo foi potencializar artistas que, se não fosse o projeto, ficaria mais difícil concluir um conteúdo musical e toda a caminhada da produção e a capacitação para apresentar esse cenário", afirma Chiquinho Divilas.
Leia mais:
Ana Rech terá nova UBS mais ampla e moderna
Liquida Bento incentiva promoções no comércio local durante janeiro
Vitivinícola de Canela abre temporada da pisa da uva
Romaria Votiva celebra os 60 anos do novo Santuário de Caravaggio, em Farroupilha
Guarda Municipal salva bebê que se engasgou em Caxias do Sul
Tags:
Pensamento criativo Projeto Amplificador desfile show moda música Euzébio Beltrão de Queiróz Caxias do Sul