Diogo Rais atentou para os desafios de a legislação acompanhar as mudanças do mundo virtual
redacao@serraempauta.com
30.07.2022 - 15h10min
O professor de Direito Eleitoral e Digital da Universidade Mackenzie/SP, Diogo Rais, sustentou que a internet transformou o eleitorado brasileiro. Ele defendeu a tese durante painel do "Seminário de Combate às Fake News nas Eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação", realizado desta sexta-feira (29), no plenário da Câmara de Caxias do Sul.
Leia mais:
Vice-presidente do TRE-RS afirma que a desconfiança no sistema eleitoral é pior desinformação ao eleitor
Seminário debate a segurança do voto eletrônico
Rais disse que, hoje, o eleitor joga contra ou a favor, sendo um participante efetivo do processo eleitoral. Atentou para os desafios de a legislação acompanhar as mudanças do mundo virtual. Na mediação, estava Sérgio Fusquine Gonçalves, juiz eleitoral da 169ª Zona Eleitoral.
O especialista fez uma revisão das leis que permeiam o segmento. Lembrou que, em 2009, houve a primeira regulação eleitoral digital no Brasil. Destacou que a existência de uma legislação geral deveria inibir alterações no que chamou de regras do jogo.
"Todo ano par, temos uma eleição; todo ímpar, uma reforma eleitoral. Desde 1988, nunca aconteceram duas eleições com as mesmas regras. O Direito Eleitoral muda muito", constatou. De acordo com ele, em 2017, permitiu-se o patrocínio de conteúdo (impulsionamento).
Leia também:
Caxias do Sul participa de seminário sobre regularização fundiária
Prefeitura de Caxias protocola LDO com previsão de déficit de R$ 278 milhões para 2023
Caxias do Sul apresenta proposta de concessão para tratamento de resíduos
Aterro sanitário Rincão das Flores recebe plantio de mudas nativas ameaçadas de extinção
Prefeito de Caxias quer transferência do Aeroporto Hugo Cantergiani para o Município
Tags:
Câmara de Caxias seminário combate fake news professor de Direito Eleitoral e Digital Diogo Rais desafios mudança legislação eleitoral Caxias do Sul