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Orientação

Procon de Caxias do Sul dá dicas para realizar as compras de Natal

Coordenador do órgão, Jair Zauza, orienta que o consumidor pesquise preços para economizar nos presentes

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
20.12.2023 - 15h57min

Mateus Argenta/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Natal está se aproximando e muitas lojas, para atrair a atenção dos consumidores, estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções.

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Qualquer que seja a opção, desde uma pequena lembrança a um presente de custo elevado, para não errar na escolha, o Procon de Caxias do Sul dá dicas para que o consumidor evite problemas ao realizar as compras de Natal.

As primeiras dicas são: pesquisar preços atrelados à qualidade e evitar compras por impulso e frustrações com presentes não entregues na data. Para isso, é aconselhável fugir das compras de última hora e verificar a aceitação de cartões de crédito, uma vez que os lojistas não podem impor limite mínimo de compras em pagamentos nessa modalidade.

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas; estabelecimentos podem praticar diferentes políticas de troca, se informe antes da compra. As lojas não são obrigadas a efetuar troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou.

Atenção quanto aos brinquedos. Veja se ele é compatível com a criança. Na hora de comprar um brinquedo, considere a preferência, idade e limitações da criança, além da qualidade e segurança do produto. É essencial que tenha o selo do Inmetro.

Quando a compra for efetuada fora do estabelecimento comercial (internet ou telefone, por exemplo), o consumidor pode exercer o direto de arrependimento, independente do motivo. O prazo para isso é de sete dias – contados a partir da data da compra ou da entrega do produto.

Para qualquer compra, exija nota fiscal. Ela é um documento importante no caso de eventual utilização da garantia.

O coordenador do Procon, Jair Zauza, orienta que o consumidor não compre no primeiro local que encontrar o presente, seja pela internet, seja presencial, é imprescindível que se faça uma pesquisa.

"Pesquisar sempre foi a melhor maneira para economizar", ressalta.

No caso de compras realizadas no ambiente virtual, existem mais algumas orientações. Veja a lista:

:: Desconfiar de preço muito abaixo do mercado;
:: Observar com atenção e conferir o endereço eletrônico do estabelecimento;
:: Buscar informações sobre o fornecedor: endereço, atividades realizadas, meios de comunicação, etc; guardar as mensagens relativas a oferta, descrição do produto, preço e formas de pagamento;
:: Não comprar de perfil que não tenha CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do fornecedor);
:: Não fornecer dados, senhas, códigos, etc;
:: Não acreditar em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clicar nesses links;
:: Baixar aplicativos apenas das lojas oficiais;
:: Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar.

Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp (54) 99929-8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

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