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Procon Caxias do Sul monitora promoção Black Friday

Data de descontos no comércio ocorre nesta sexta-feira

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
22.11.2023 - 09h30min

Mateus Argenta/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados e esperados pelos consumidores e varejistas, com descontos para todos os tipos de produtos. Por isso, há três meses, o Procon Caxias do Sul monitora preços de produtos em sites e fornecedores para que os consumidores não sejam enganados com falsos descontos.

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Segundo o Coordenador do Procon caxiense, Jair Zauza, o consumidor deve denunciar esses casos, pois são considerados como práticas abusivas.

"Essa monitoria realizada pelo Procon é necessária para garantir que o consumidor não caia em promoções falsas e descontos fantasmas, conhecidos popularmente como "Black Fraude", diz Zauza.

O Procon listou oito dias para que o consumidor não transforme as oportunidades de promoção em dor de cabeça. Confira a relação abaixo.

1 – É sempre bom verificar se a loja é de confiança: Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra;

2 – Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto: Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone;

3 – Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarde a pesquisa;

4 – O preço promocional não anula os direitos do consumidor: Os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito no prazo por ela estabelecido;

5 – As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque: O consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento;

6 – O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação;

7 – Frete: Não olhe apenas o preço do produto, é necessário verificar também o preço do frete. Algumas empresas tentam compensar o desconto dos produtos abusando do valor do frete;

8 – Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra: O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu.

Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp (54) 99929-8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

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