Siga nossas redes sociais
Logotipo - Procon Caxias articula ação para tratar o superendividamento das famílias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Procon Caxias articula ação para tratar o superendividamento das famílias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Geral

Procon Caxias articula ação para tratar o superendividamento das famílias

Iniciativa terá as parcerias do Centro Universitário da Serra Gaúcha e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Cejusc/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O aumento do endividamento das famílias brasileiras, consequência da crise econômica do país e do agravamento da pandemia da covid -19, foi determinante para alteração no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A lei foi atualizada para prevenir e tratar o superendividamento do consumidor pessoa física, de boa-fé, e que esteja com o mínimo de renda existencial comprometida com o pagamento de dívidas de consumo.

A atualização fez com que o Procon Caxias do Sul buscasse parcerias para tratar do assunto no Município. Segundo o coordenador do Procon caxiense, Jair Zauza, desde a aprovação da lei pelo Congresso Nacional, o órgão busca parcerias para implementação do Projeto de Tratamento ao Superendividamento do Consumidor, uma forma de auxiliar as famílias do Município.

"A dificuldade com o pagamento das dívidas pode ter decorrido de má avaliação do orçamento doméstico ou de circunstâncias imprevistas como desemprego, doença e divórcio, entre outros. O superendividamento do consumidor representa sério risco à dignidade humana, princípio fundamental da República previsto na Constituição Federal", comentou Zauza.

Para a consolidação do projeto, o Procon está construindo parceria com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para realizar análise de enquadramento do consumidor da lei. Após avaliação será encaminhado para atendimento jurídico, psicológico e financeiro/econômico. A parceria deve ser firmada no final do primeiro semestre, com a assinatura do convênio entre as entidades.

"Posterior a esta fase ocorrerá a audiência de conciliação, que será realizada pelos conciliadores do Cejusc, onde será preservado o mínimo existencial do consumidor, e o restante de seu orçamento familiar será organizado para quitação dos débitos entre os credores, no prazo máximo de cinco anos, conforme determina a Lei do Endividamento", explica o coordenador do Procon.

Não se enquadram a lei créditos com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural (consignados, financiamento de carros, imóveis, semoventes, com garantia, aval e fiança, dentre outras), indenizações, pensão alimentícia, dívidas fiscais (impostos, taxas e multas), despesas de condomínio, aluguel residencial e dívidas já ajuizadas.

Leia também:
"Não podemos pensar empreendedorismo, sem uma educação de excelência na base", diz Beto Albuquerque
Henrique Rauch será ordenado diácono permanente neste sábado, em Caxias
Câmara de Vereadores aprova reforma administrativa da Prefeitura de Flores
Caxias torna automática liberação para abertura de mais de 500 tipos de empresas
Presidente da Câmara de Caxias divulga o calendário do projeto Câmara Vai aos Bairros

Tags:

Geral Procon parceria FSG Cejusc superendividamente Caxias do Sul