Fiéis partiram de quatro paróquias da cidade e da Catedral Diocesana, com lenços brancos e orações pela paz
redacao@serraempauta.com
30.03.2024 - 10h08min
Mais de 10 mil pessoas rezaram durante a procissão da Sexta-feira da Paixão, neste dia 29 de março. Os fiéis partiram de quatro paróquias da cidade e da Catedral Diocesana, com lenços brancos marcados com a identidade visual dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O ato teve o momento marcante do encontro das imagens do Cristo Morto, da Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila e de Nossa Senhora das Dores, que chegava da Paróquia de Lourdes.
Na Catedral Diocesana, a programação iniciou às 14h, no interior da igreja, com a Celebração da Paixão do Senhor, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon. O bispo e os padres se prostraram ao chão em sinal de profunda reverência ao Cristo que entregou a vida pela salvação da humanidade. Logo depois, na Liturgia da Palavra, foram refletidas leituras do Antigo e do Novo Testamento, além da meditação do Salmo 30 (31), seguida da proclamação da Paixão, conforme o Evangelho de João.
A desvelação e o beijo da Cruz também marcaram a celebração da Paixão, que também contou com a prece universal, que consiste em diversas invocações ao Senhor para que olhe pela humanidade. Após a distribuição da Eucaristia, teve início a procissão com o Cristo Morto.
Os fiéis que estavam na Catedral se encontraram com grupo que chegava da Paróquia São Pelegrino, tendo como símbolo a Cruz. Na sequência, pela Rua Doutor Montaury, encontraram a procissão que vinha das paróquias São Leonardo Murialdo e São Pio X, com o banner da Campanha da Fraternidade 2024 e, juntos, seguiram pela avenida Júlio de Castilhos até a Rua Do Guia Lopes.
Às 14h também iniciou a Celebração da Paixão do Senhor nas Paróquias Nossa Senhora de Lourdes e Santos Apóstolos. Às 15h, ocorreu a saída da procissão de Lourdes com a imagem de Nossa Senhora das Dores pela Rua Os Dezoito do Forte e, na altura da rua Pedro Tomasi, encontrou o grupo que vinha da igreja Cristo Redentor, com o estandarte da paz.
No entroncamento da Rua Do Guia Lopes com a Sinimbu, os grupos realizaram o encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Cristo Morto. Após esse momento, todos, juntos, seguiram até a Catedral Diocesana, pela Sinimbu, para ouvirem a homilia de Dom José Gislon e a Oração sobre o Povo, em frente à Praça Dante Alighieri.
Dom José frisou que a Sexta-feira da Paixão é o dia do luto em toda a Igreja, mas que o sentido de vivenciar a morte de Cristo está em sua vitória.
Logo depois, com as mãos estendidas, Dom José proferiu Oração sobre o Povo, concluída com a entrada das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores para o interior da Catedral, para que os fiéis pudessem realizar o beijo.
O pároco da Catedral Diocesana, padre Volnei Vanassi, explica a importância da programação que reúne as paróquias do Centro de Caxias.
"Esse momento é uma oportunidade muito forte de espiritualidade, que tem sua conclusão com a Vigília Pascal e se completa com a ressurreição de Nosso Senhor. É também um momento que ressalta a unidade e a caminhada conjunta enquanto paróquias da área central de Caxias", ressaltou.
Em diversas paróquias de toda a Diocese aconteceram procissões com a imagem de Jesus Morto.
Na cidade de Bento Gonçalves, as paróquias Santo Antônio e Cristo Rei também realizaram a procissão do encontro entre o Cristo Morto e Nossa Senhora das Dores, mesma atividade realizada no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.
Na Catedral Diocesana, a Missa da Vigília Pascal será neste Sábado Santo, dia 30 de março, às 19h, presidida por Dom José Gislon, com a bênção da água e do fogo novo. No Domingo de Páscoa, as missas serão celebradas às 9h, 11h e 19h.
Leia mais:
Codeca, em Caxias, convoca 50 capinadores aprovados em processo seletivo
Concluída a revitalização do viaduto Hermes João Webber, em Caxias do Sul
Morre Nelson João Suzin, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Caxias
Prefeitura de Caxias critica fechamento de acesso a Forqueta, na RS-122
Banco necessita de doações de materiais de construções em Caxias
Tags:
Fé procissão Sexta-feira da Paixão reúne 10 mil pessoas Caxias do Sul Dom José Gislon Diocese de Caxias do Sul