Iniciativa da Secretaria da Educação visa identificar as principais necessidades deste público
redacao@serraempauta.com
08.08.2022 - 09h48min
A Secretaria da Educação (Smed) de Caxias do Sul realizou, neste sábado (6), o primeiro encontro do Movimento Transformar – Partindo da Escuta e Acolhimento, voltado a ouvir e identificar as principais necessidades e dificuldades das famílias de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade ocorreu no ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Cerca de 50 pessoas participaram, entre professores e familiares de estudantes.
Durante toda a manhã, pais e professores relataram suas experiências e destacaram a medida inédita tomada pelo Município no sentido de abrir esse espaço de escuta.
O evento foi aberto pela gerente de Educação Especial da Smed, Silvana Cechinato Cagol, que apresentou um panorama do território no qual a Escola Castelo Branco está inserida, bem como o trabalho realizado pela pasta para atender às crianças com TEA na rede municipal de ensino.
A vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) participou do encontro e pontuou.
"Temos clareza da importância e da necessidade do atendimento às crianças com autismo. Por isso, o grande objetivo deste momento é receber a todos para juntos podermos compartilhar as vivências e, na sequência, trabalhar para aprimorar o serviço que já é prestado em nossa rede de ensino".
A secretária da Educação, Sandra Negrini, também enalteceu a busca conjunta por soluções.
"É momento de unirmos professores, famílias, comunidade escolar e cumprir nossa missão, que é de acolher, escutar e ajudar. Este é o pontapé inicial de muitos encontros para trocas de experiências que vão servir para aprimorar o trabalho e melhor atender a esses alunos e seus familiares".
Outros quatro encontros ocorrerão nos próximos sábados, em três bairros da cidade e um distrito. Conforme a Smed, há 325 estudantes com TEA na rede municipal de ensino, número que tem aumentado expressivamente nos últimos anos.
Desde o início de 2022, Caxias está entre os raros Municípios do país cujas escolas e professores contam com assessoramento técnico específico para atender crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, também esteve presente.
Leia também:
OPINIÃO: Praças e parques particulares ou a falência da administração pública
Prefeito de Caxias anuncia soluções para demandas da Zona Norte
Prefeitura de Caxias regulamenta lei "Se Essa Rua Fosse Minha"
Casinha do Blues se tornará itinerante durante as edições do Mississippi Delta Blues Festival
Semana da Juventude inicia nesta segunda-feira em Caxias do Sul
Tags:
Primeiro encontro escuta familiares crianças autistas professores Secretaria da Educação medida inédita Caxias do Sul