Durante todo sábado, o público conferiu atividades artísticas, culturais, de lazer e serviços gratuitos
redacao@serraempauta.com
25.09.2022 - 15h01min
Para celebrar a chegada da primavera, o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e o encerramento da ação do plantio de 132 árvores que homenageiam personalidades que contribuíram com a emancipação política de Caxias do Sul, ocorreu neste sábado (24), a primeira edição do evento primavera no Ecoparque.
Segundo os organizadores, mais de 5 mil pessoas passaram pelo local. Durante todo o dia, diversas atividades artísticas, culturais, de lazer e serviços gratuitos foram disponibilizados até as 18h.
O evento contou com a apresentação artística da Orquestra Jovem Florescer, da Banda Triúna Mantra e da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Roberto Silveira.
Além das apresentações, teve distribuição gratuita de pipoca e erva mate, adoção de animais do Canil Municipal, doação de mudas de planta, Ecoponto para descarte de resíduos especiais, espaço para as crianças pintarem desenhos educativos, orientações sobre separação correta de resíduos, trilha ecológica guiada pelo jardim botânico de Caxias do Sul e serviços de saúde com aferição de pressão arterial, foodtrucks com alimentação e duas camas elásticas que divertiram a garotada.
O titular da Semma, secretário João Osório Martins saudou o público presente celebrando o meio ambiente e a importância da ocupação dos espaços públicos em meio à natureza.
"Agora são mais 132 famílias que irão por meio destas árvores, zelar pelo meio ambiente", comentou o secretário.
A vice-prefeita, Paula Ioris (PSDB), salientou que a celebração foi feita por muitas mãos assim como os homenageados com o plantio fizeram ou ainda fazem pelo Município.
"Como é bom podermos estar reunidos neste espaço, em meio à natureza, homenageando essas pessoas que fizeram Caxias do Sul ser o que é, nas diversas áreas de suas atuações e entendermos que todos são importantes para a construção de uma sociedade", disse a vice.
Representando os homenageados, Fernanda Frigeri Horn Bigarella, filha de Maria Frigeri Horn e sobrinha de Corina Frigeri Wainstein, irmãs que receberam árvores com seus nomes e que contribuíram para a história e cultura de Caxias, agradeceu o Executivo pela homenagem e a possibilidade de perpetuar a memória de sua mãe e tia.
"Como filha e sobrinha de homenageadas me sinto honrada em poder estar aqui hoje, neste parque que ajudei a projetar, vendo as pessoas utilizarem esse espaço e saber que uma parte de mim está plantada aqui, para todo o sempre", disse Fernanda, que foi a arquiteta responsável pelo projeto arquitetônico do Ecoparque.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Caxias do sul e Secretaria do Meio Ambiente (Semma), com o apoio do Coletivo Lixo Zero e Químea Inteligência Ambiental.
Leia também:
Irmã Celsa Zucco é congratulada com o título de Cidadã Caxiense
Bancada do PT propõe passe livre para o dia da eleição em Caxias do Sul
Adiló anuncia área para Centro Automotivo em Caxias do Sul
Prefeito de Caxias expõe a moradores projeto de revitalização no Desvio Rizzo
Primeira limpeza retira apenas 20 kg de fios em desuso em postes de energia elétrica em Caxias
Tags:
Primavera no Ecoparque reúne 5 mil pessoas Caxias do Sul