Vereador Zé Dambrós pediu ao prefeito Adiló Didomenico a construção de pelo menos cinco escolas para atender a demanda
redacao@serraempauta.com
01.02.2023 - 14h08min
O presidente da Câmara de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós (PSDB), quer ainda mais envolvimento comunitário nas ações parlamentares. Ele se manifestou na abertura deste ano legislativo, durante a sessão ordinária na manhã desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Salientou que serão retomadas as chamadas Visitas Legislativas, de modo a integrar os vereadores com as demandas de órgãos e entidades representativas da população em geral.
Outra medida, prometida por Dambrós, diz respeito a uma integração entre as comissões da Casa e os conselhos municipais.
"Temos que cobrar soluções do Executivo. Só que, na esteira disso, não podemos ignorar as responsabilidades dos vereadores, como representantes da população. Os grupos parlamentares e os conselhos do município possuem muitas pautas a serem compartilhadas, na busca por resolução de problemas diversos", explicou.
O chefe do Legislativo reiterou que os moradores caxienses devem participar da rotina legislativa, cobrando os parlamentares e trazendo as suas pautas.
"Nessa retomada do convívio social, precisamos aprender a conviver com as diferenças. Aqui, na Casa mesmo, contamos com 13 bancadas partidárias, as quais devem conviver em harmonia, com superação de divergências", observou.
Dambrós citou outros pleitos que pretende implantar durante o ano, como buscar o sinal aberto para a TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET), hoje ainda vinculada à TV a cabo fechada. Afirmou que a comunicação social e a produção legislativa se constituirão como braços fortes da sua gestão.
De acordo com Dambrós, a cidade ainda sofre com diversas carências. Entre as quais, citou a necessidade de se ampliarem os recursos para os fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Lamentou o fato de, no momento, 2,2 mil crianças estarem inscritas e sem vagas na Educação Infantil do Município.
Mesmo diante do trabalho do Governo Adiló em viabilizar a PPP para a construção de 35 escolas de Educação Infantil, Dambrós cobrou o prefeito para construir pelo menos cinco escolas para atender reduzir a fila de espera do Município.
"Temos 35 escolas que deverão ser construídas prefeito, mas conversei com o secretário Maurício (Batista, titular da Secretaria de Parcerias Estratégicas) e a burocracia nos impede talvez de ser construída no seu governo, então eu gostaria que pelo menos umas cinco escolas com esforço, com recursos, nós devemos construir", sugeriu.
Leia mais:
Prefeito de Caxias apresenta prioridades para 2023
Projeto Mosaico na Quebrada chega ao Jardelino Ramos, em Caxias
Câmara de Caxias começa nesta quarta-feira ano legislativo de 2023
Parque dos Macaquinhos, em Caxias, recebe serviços de manutenção
Dambrós defende PPP para construção de escolas de Educação Infantil em Caxias
Tags:
Presidente da Câmara Zé Dambrós, integração comunitária conselhos municipais Câmara de Caxias Caxias do Sul