Siga nossas redes sociais
Logotipo - Presidente da Assembleia fala sobre crescimento sustentável na Fiergs | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Presidente da Assembleia fala sobre crescimento sustentável na Fiergs | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Debate

Presidente da Assembleia fala sobre crescimento sustentável na Fiergs

Pepe Vargas destacou a necessidade de um modelo que leve em conta as desigualdades regionais e o fortalecimento da economia do Estado

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Lucas Kloss/ALRS/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O crescimento sustentável foi o tema da reunião do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), nesta segunda-feira (17). O encontro aconteceu na sede da Fiergs, em Porto Alegre, e foi coordenado pelos Conselhos do Meio Ambiente e de Articulação Política da entidade.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O parlamentar apresentou a proposta de debater e impulsionar resoluções por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, um espaço de diálogo entre o Parlamento e a sociedade, voltado à construção de soluções coletivas.

A ideia é promover um modelo de desenvolvimento que integre os aspectos sociais, ambientais e econômicos, garantindo que o crescimento do Estado ocorra de forma sustentável.

Pepe destacou a necessidade de um crescimento que leve em conta as desigualdades regionais e o fortalecimento da economia do Estado.

"Com tudo o que nós vivemos, penso que está claro que é preciso crescer com sustentabilidade, tanto ambiental quanto social. A catástrofe climática deixou claro que houve uma mudança no clima", avaliou.

O presidente observou que, apesar da economia diversificada do Rio Grande do Sul, que inclui setores como serviços, agropecuária e indústria, a participação do Estado no Produto Interno Bruto (PIB) nacional vem diminuindo.

Em 2002, o Rio Grande do Sul representava 6,6% do PIB brasileiro, enquanto em 2022 essa participação caiu para 5,8%. No entanto, o parlamentar destacou que este ano o Estado terá uma evolução do PIB.

"Se os eventos climáticos nos trouxeram tragédias, também propiciaram uma injeção de recursos na economia, quer seja com recursos federais, estaduais, municipais ou do setor privado", apontou.

A perda de participação relativa, segundo o presidente do Parlamento, também pode ser verificada no Valor Adicionado Bruto (VAB) da indústria e da agropecuária.

"Portanto, temos esse desafio de crescer", afirmou.

Além disso, Pepe Vargas esclareceu que o Rio Grande do Sul possui algumas peculiaridades que precisam ser observadas, como a rápida transição demográfica, o envelhecimento da população e a redução da taxa de fecundidade.

"São fatores que podem ter efeitos futuros na produtividade”, avaliou. “E não há desenvolvimento sem indústria", completou.

O presidente explicou que o debate deve envolver especialistas e autoridades e ser estruturado em etapas ao longo do ano.

"A nossa ideia é, no primeiro semestre, fazer grandes debates em Porto Alegre, trazendo as autoridades federais, estaduais, especialistas e, enfim, reconhecidos em cada área. A partir de junho, faremos seminários nas Regiões Funcionais do Estado, eventualmente com mais de um conselho de desenvolvimento para discutir, porque cada região tem suas peculiaridades de desenvolvimento. Queremos discutir também como isso pode repercutir no nosso território, conforme as especificidades de cada região, queremos ouvir e construir soluções com vocês da indústria", informou.

Posteriormente, o processo de discussão com a sociedade será realizado nas nove regiões do Rio Grande do Sul, para construção de forma participativa.

"É uma adesão ao que seriam as prioridades e diretrizes para o crescimento sustentável, de acordo com a realidade de cada região do Estado. Precisamos de uma indústria forte, de uma agropecuária forte, mas precisamos que isso tenha sustentabilidade econômica, ambiental e social", disse.

O parlamentar avaliou que não há dicotomia entre crescimento, desenvolvimento e a questão ambiental.

"É preciso superar a ideia de que a preservação ambiental é incompatível com o crescimento da nossa economia. Cada vez mais, regiões e países que conseguirem promover o desenvolvimento com sustentabilidade terão vantagens comparativas em relação às demais, com a possibilidade de atrair novos investimentos", acrescentou.

Leia mais:
Projeto itinerante exibe filmes com acessibilidade em Caxias do Sul
Prefeito de Caxias do Sul recepciona a corte do Carnaval de Rua 2025
Artigo - Conhecimento é estratégico para vencer desafios da economia
Festival celebra o rock gaúcho no próximo domingo, em Bento Gonçalves
Centro de Capacitação e Comércio realiza cursos profissionalizantes em Caxias

Tags:

Política debate Pepe Vargas Assembleia Legislativa crescimento sustentável Fiergs Porto Alegre