Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeituráveis de Caxias do Sul discutem sobre cultura, educação e saúde | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeituráveis de Caxias do Sul discutem sobre cultura, educação e saúde | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2024

Prefeituráveis de Caxias do Sul discutem sobre cultura, educação e saúde

Câmara de Caxias realizou nesta quinta-feira debate inédito com condidatos a prefeito e vice

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Marinês Bertuol/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Foram vários os temas abordados no debate que a TV Câmara Caxias promoveu com os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (26), mas três estiveram mais em evidência: cultura, saúde e educação.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Maurício Scalco (PL) participaram do encontro de formato inédito por também envolver os postulantes à vice-prefeitura, respectivamente: Edson Nespolo (União Brasil), Alceu Barbosa Velho (PDT), Michel Pillonetto (PSD) e Gladis Frizzo (PP). A mediação foi do jornalista Fábio Rausch.

Para a prefeitura

A cultura, interligada com esporte, lazer e turismo; a educação e a saúde pautaram perguntas entre os candidatos e também em tema livre já na largada das manifestações dos prefeituráveis.

"Queremos trabalhar a descentralização da cultura e fazer com que a Maesa (complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A., no bairro Exposição) seja um grande Centro Cultural", comprometeu-se Denise, diante de questionamento proferido por Gremelmaier.

"Defendemos que esteja ligada ao turismo e entendemos que os atores da cultura merecem incentivo e respeito", prosseguiu o emedebista, em sua réplica, defendendo, ainda, o fortalecimento do Financiarte (Financiamento da Arte e da Cultura).

Gremelmaier também relacionou cultura e turismo à área esportiva ao responder indagação de Didomenico, candidato à reeleição, sobre planos para esporte e lazer. O emedebista defendeu atividades desportivas no contraturno, pontuando que o esporte beneficia e envolve desde a criança ao idoso.

Didomenico replicou, mencionando investimentos de seu governo, como a bolsa-atleta individual, a elaboração de projeto nos mesmos moldes para contemplar técnicos, além da previsão de R$ 5,4 milhões para a área em 2025.

"Somos o governo que mais investiu em esporte e defendemos o turismo esportivo", realçou o candidato tucano, informando que está em andamento o parque automotivo, citando-o como uma reivindicação antiga da juventude.

Para uma pergunta da comunidade, feita por Adriana Silva dos Santos, sorteada no tema educação, a candidata Denise disse que frequentou escola pública, na qual sua mãe foi diretora e hoje seu filho estuda, para ressaltar que pretende priorizar o atendimento de vagas na Educação Infantil e investir no turno integral.

Caso eleita, também almeja melhorar a infraestrutura das unidades de ensino e criar mais ginásios esportivos. Do candidato Scalco, a petista quis saber sobre propostas no âmbito da saúde e informou, entre outros propósitos, que ela vai agilizar atendimentos e ampliar o olhar para a Atenção Primária à Saúde (APS).

"Salvar vidas é o principal de nosso plano de governo e dar conforto às pessoas", respondeu Scalco, ao apresentar alguns números que, segundo ele, não são mais aceitáveis, como as 30 mil pessoas que estariam aguardando consulta atualmente e outra 5 mil à espera por cirurgias. O candidato liberal acrescentou que seu governo, caso assumir a Prefeitura, implantará a telemedicina, o teleacompanhamento e um Centro de Atenção Especial à Mulher.

Para a vice-prefeitura

Entre os assuntos escolhidos pelos candidatos a vice-prefeito para questionamentos, ganharam destaque educação, tributos e Festa da Uva. Alceu questionou como Gladis e sua equipe pensam tratar a área educacional.

"Hoje, tem duas escolas de tempo integral e uma em teste. Precisamos que as mães saiam para trabalhar e seus filhos fiquem bem cuidados. Educação será de muita prioridade para nós", afirmou a progressista.

Na réplica, Alceu recordou de seu período como prefeito (2013-2016) e disse que criou nove escolas de turno integral e uma de Ensino Fundamental.

"E isso foi tudo planejado. Na gestão, tem de ter planejamento", enfatizou o pedetista.

O candidato a vice do União Brasil perguntou como Alceu avalia a redução de impostos viabilizada na atual administração Adiló.

"Toda redução de impostos é bem-vinda, pena que parou por aí. Os problemas de Caxias são saúde, transporte coletivo, escola. Eu defendo a escola de tempo integral", frisou o pedetista.

"Ao reduzir impostos de 4% para 2% para as empresas de tecnologia, elas ficaram mais competitivas", replicou Néspolo, informando que, em 2022, cerca de 6,2 mil empresas novas surgiram na cidade.

Néspolo foi o escolhido pelo candidato a vice pelo PSD, Michel Pillonetto, para responder a respeito do que o atual governo teria feito e o que buscará fazer em termos de revitalização do parque Mario Bernardino Ramos (Festa da Uva), se for reeleito. O candidato do União defendeu que uma PPP faça a gestão do espaço, considerando oportuno que seja um lugar usufruído pela cidade de Caxias do Sul.

Pillonetto concordou com Néspolo no que se refere à PPP e ampliou seu posicionamento no seguinte sentido: "É preciso um calendário (de atividades e eventos) contínuo para que o parque seja bem utilizado e gere receitas".

Avaliação

Após a troca de questionamentos e respostas, os candidatos concederam entrevistas finais à TV Câmara para avaliar o encontro, considerado positivo por todos. Foram cerca de três horas de transmissão ao vivo.

Conforme o chefe da Assessoria de Comunicação Social e responsável pela direção do debate, relações-públicas Marcelo de Gregori, o poder Legislativo municipal cumpre com seu papel na democracia ao promover, no aniversário de 132 anos, a edição inédita do debate.

"Ao reunirmos pela primeira vez na história de Caxias os candidatos a prefeito e a vice no mesmo ambiente de diálogo e discussão, abrimos o plenário da Casa às propostas daqueles que, quando eleitos, estarão à frente do Executivo da cidade pelos próximos quatro anos. Com transparência e oportunidade de ouvir as propostas de cada um, mais uma vez, a Comunicação Social do Parlamento se coloca a serviço dos interesses da nossa comunidade", afirma Gregori.

Leia mais:
Codeca avança na recuperação do asfaltamento de ruas de Caxias do Sul
Sebrae RS seleciona até mil MPEs para agendas de negócios na Mercopar, em Caxias
Prefeitura de Caxias renova convênio com a UCS para realizar castrações de pets
Loja de mobiliário comemora 30 anos com evento em Caxias do Sul
Melhores vinhos de Caxias do Sul serão conhecidos neste sábado

Tags:

Política eleições 2024 Câmara de Vereadores TV Câmara debate, candudatos prefeito vice Caxias do Sul