Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Prefeituras e órgãos de segurança definem ações para tranquilizar comunidade escolar | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeituras e órgãos de segurança definem ações para tranquilizar comunidade escolar | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Prevenção

Prefeituras e órgãos de segurança definem ações para tranquilizar comunidade escolar

Pais de alunos estão preocupados com mensagens que circulam nas redes sociais sobre possível ataques em escolas

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
11.04.2023 - 18h38min

Rogério Pizzolatto/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) se reuniu no Centro Administrativo para tratar das ações que já vêm sendo feitas pelos órgãos de segurança referentes à divulgação de ameaças de atos de violência nas escolas de Caxias do Sul. O encontro desta terça-feira (11) ocorreu a pedido do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que solicitou maior mobilização dos órgãos para tranquilizar pais e alunos quanto aos procedimentos que são realizados para zelar pela segurança da comunidade escolar.

banner-cetec-serraempauta.png

A atuação do GGI-M acontece em decorrência dos atos que ocorreram em outros estados, envolvendo ações criminosas em escolas. O encontro se deu pelo agravamento da propagação irresponsável de mensagens falsas e alarmistas que aumentam a sensação de temor de atos de violência nas escolas de Caxias.

O GGI-M desenvolve estratégias para a prevenção e redução da violência e da criminalidade, em conformidade com as prioridades definidas pelos órgãos de segurança e para tornar mais ágil e eficaz a comunicação entre os órgãos que o integram, a fim de apoiar as secretarias municipais e polícias estaduais e federais nas ações preventivas, desencadeando operações integradas para repressão da violência e da criminalidade.

"Estamos atentos sobre todas as situações que possam ocorrer em nossas escolas, mas acima de tudo, queremos tranquilizar a todos que estamos trabalhando de forma integrada, para responsabilizar os autores de notícias falsas que geram insegurança na comunidade. Alertamos a todos que denunciem essas fake news nos canais responsáveis de investigação a estes criminosos", comentou o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.

Como denunciar mensagens falsas

A Prefeitura de Caxias do Sul alerta que mensagens e postagens que propagam violência em escolas são criminosas e devem ser denunciadas, e principalmente não compartilhadas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o canal Escola Segura para o recebimento de informações sobre possíveis ameaças e ataques contra as escolas. As denúncias podem ser feitas pelo site http://mj.gov.br/escolasegura.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul também disponibiliza o WhatsApp (51) 98444-0606 e os telefones 197 e 181 para ocorrências e denúncias de falsas informações, para investigar e responsabilizar criminalmente os envolvidos.

Prevenção à Violência

As escolas de Caxias são monitoradas pelos órgãos de segurança integrantes da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave). A Guarda Municipal de Caxias do Sul, atua em consonância e de forma integrada com ações preventivas e rondas diárias de monitoramento nas entradas e saídas dos turnos escolares bem como o pronto atendimento a qualquer chamado de sinistro ou ocorrência isolada. A Patrulha Escolar desenvolve ações permanentes de fortalecimento de vínculos e atuação de vigilância com o Grupo Tático de Moto (GTM).

As escolas municipais já adotam medidas de segurança, que incluem: equipe orientada para receber as crianças de forma segura e tranquila; acesso aos diferentes espaços da escola somente ser concedido aos responsáveis pelas crianças, demais pessoas autorizadas e devidamente identificadas; monitoramento dos acessos à escola, permanente, incluindo os momentos de recreação e de contatos com os espaços externos do prédio (pátio, parque, áreas de convívio), sob supervisão de adultos, evitando contato com estranhos e passantes nos locais externos ao espaço da instituição; comunicação imediata em caso de suspeita de qualquer tipo de violência que a criança possa estar sujeita; comunicação aos órgãos competentes de proteção à criança e adolescente perante qualquer dúvida ou atitude considerada suspeita.

Participaram do encontro as secretarias municipais de Segurança Pública e Proteção Social, Trânsito, Transporte e Mobilidade, Guarda Municipal, Educação, Brigada Militar, Polícia de Choque da Brigada Militar, Polícia Civil e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4º CRE) e Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul (Simpré) e Programa de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz, órgãos integrantes da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave).

Ações na região

Em Bento, as secretarias de Educação e Segurança Pública também alertam para mensagens que estão circulando nas redes sociais sobre supostos ataques em escolas da cidade. A orientação é que as denúncias sejam realizadas para o número 190 da Brigada Militar e que as mensagens sejam encaminhadas para Polícia Civil para que os autores dos boatos sejam descobertos.

A Prefeitura também reuniu as direções das escolas municipais, estaduais e particulares com as forças de segurança para apresentar protocolos e tirar dúvidas. As forças de segurança também ampliaram as rondas nas escolas. Está em andamento a contratação de novos vigilantes para as portarias de escolas e será realizado um treinamento em defesa pessoal para as equipes diretivas.

Em Flores da Cunha, a Brigada Militar já desenvolve um trabalho de maneira preventiva por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com atuação de um policial circulando diariamente pelas escolas. Além do preventivo, também são realizadas rondas com viaturas, acompanhando entradas e saídas das escolas, sempre fazendo esse policiamento ostensivo.

A BM também sugeriu que as escolas criem uma ouvidoria dos alunos para receber reclamações e problemas que possam ocorrer nas instituições escolares, acompanhamento psicológico para alunos, orientações sobre bullying, violência e drogas, manter o Proerd, filtrar informações que podem ser falsas sobre violência e ataques à escolas, levando a conhecimento dos órgãos de segurança e que seja criado um engajamento entre as entidades (escola, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Público) para desenvolver ações contra violência.

Após reunião de representantes da Prefeitura de Farroupilha e integrantes das forças de segurança ficou definido um reforço na Patrulha Escolar e no atendimento às escolas, assim como a abertura de um canal de comunicação, via WhatsApp, para um contato e resposta de uma forma rápida e fácil, através do número (54) 99666-9278.

Já com as direções, foi solicitado um maior cuidado com os portões, entradas e saídas de alunos, evitando que pessoas não identificadas com a comunidade escolar se aproximem das crianças.

A administração municipal de Farroupilha ainda reforçará o uso das câmeras que integram o Cercamento Eletrônico Municipal, além de buscar a viabilidade da instalação de câmeras de monitoramento nas escolas que ainda não possuem o equipamento.

A Guarda Municipal também irá se envolver, com patrulhamento no entorno dos prédios escolares.

Leia mais:
Consórcio apresenta sugestões preliminares de PMI do Parque da Festa da Uva, em Caxias
Sesc recebe espetáculo O Homem e a Mancha nesta quinta-feira, em Caxias
Daniel Randon receberá Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia
Inscrições para o Conselho Tutelar estão abertas até dia 30 de abril, em Caxias
Interface fecha contrato com a Festa da Uva 2024

Tags:

Prevenção Prefeituras segurança definem ações para tranquilizar a comunidade escolar