Equipes estarão presentes de sexta a domingo no trajeto da romaria
redacao@serraempauta.com
25.05.2023 - 15h32min
Como tradicionalmente acontece há alguns anos, com a pausa de dois anos devido à pandemia, as prefeitura de Farroupilha e Caxias do Sul preparam pontos para receber os romeiros da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
Em Caxias, cerca de 200 pessoas entre voluntários e servidores municipais trabalharão nos pontos de apoio que serão montados ao longo do percurso, os quais terão início às 3h, se estendendo até as 16h, na sexta-feira (26) e no sábado (27), e das 5h às 12h no domingo (28). Pelo caminho, passam milhares de romeiros – na maioria caxienses.
Pela primeira vez em 144 anos, os devotos de Caravaggio farão o trajeto pela Estrada Municipal Arziro Galafassi, conhecida como Estrada dos Romeiros, totalmente asfaltada de Caxias até o Santuário. Mesmo sem a via precisar de manutenção, a Secretaria de Obras, a Subprefeitura do Desvio Rizzo e a Codeca realizaram serviços ao longo do trajeto. No trecho de Caxias, de aproximadamente 10 quilômetros, foi feita roçada, capina, poda de grandes galhos de árvores, limpeza de canaletas, bocas-de-lobo e valas para o escoamento da água da chuva, e foram realizados patrolamentos e cascalhamentos nas vias adjacentes e locais de passagem.
A Codeca irá instalar pelo trajeto 200 tonéis de lixo e 10 contêineres e fará a coleta dos resíduos durante os três dias do evento. O Samae fornecerá água em dois pontos com caminhão-pipa, além de instalar mais três caixas de água ao longo do percurso para garantir a hidratação dos peregrinos.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos cuidará da iluminação e a Secretaria da Saúde estará presente com ambulâncias.
A Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social com a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade farão a segurança dos romeiros, principalmente na travessia da RS-122, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Estadual.
A presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, reforça que mais um ano uma grande equipe da Prefeitura de Caxias estará envolvida para dar atendimento aos peregrinos.
"Neste trajeto, são as pessoas de Caxias que vão até o Santuário. Estaremos a postos para dar suporte com banheiros, distribuição de água, biscoitos, segurança, atendimento médic", destaca Maria de Lourdes, que neste ano também é coordenadora da ação.
A Prefeitura de Farroupilha também oferece dois pontos de recepção aos romeiros: nas avenidas Dom José Barea e 26 de Maio. Durante o trajeto, os organizadores distribuíram cerca de 70 unidades de banheiros químicos até o acesso a esplanada do Santurário.
Preocupados com a limpeza, foram colocados 24 contêineres de lixo, além de tubos com sacos plásticos por todo o caminho. Conforme a Ecofar, 17 pessoas estarão trabalhando para manter toda a limpeza no entorno do Santuário. Além disso, dois motocoletores também estarão à disposição para limpeza das lixeiras e reposição dos sacos de lixo.
Haverá também uma tenda próximo ao Pronto Atendimento da Unimed, onde a Ecofar, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, fará a distribuição de sacolas biodegradáveis, para que as pessoas possam depositar seus resíduos até chegar às lixeiras.
As equipes do Departamento de Trânsito darão total apoio e suporte aos agentes da Polícia Rodoviária Estadual e Brigada Militar no que diz respeito à mobilidade de veículos e pedestres.
Leia mais:
Orquestra formada por adolescentes se apresenta pela primeira vez em Caxias
Pedido de cassação contra prefeito de Caxias é rejeitado por unanimidade
'Vislumbramos um futuro muito promissor', diz presidente do Recreio da Juventude em premiação
Lançada o início da obra de ampliação do Museu e Arquivo Histórico em Flores da Cunha
Lar da Velhice, em Caxias, deve receber R$ 550 mil para a construção de lavanderia
Tags:
Recepção aos fiéis prefeituras Caxias do Sul Farroupilha preparam suporte romeiros Caravaggio