Prefeitos de Monte Belo, Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias participaram de reunião com representantes da União Química
andre.tajes@serraempauta.com
26.02.2021 - 17h33min
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), que reúne 17 municípios da região, foi o segundo do país a formalizar um protocolo de intenção para a compra da vacina contra a covid-19 com a companhia brasileira União Química, responsável pela produção do imunizante russo Sputnik V. O documento foi entregue para o conselheiro empresa farmacêutica, Rui Willig, na tarde desta sexta-feira (26), em um hotel, em Porto Alegre.
Leia mais:
Prefeitos da Serra vão formalizar intenção de compra da vacina contra a covid-19
Participaram da reunião, o presidente do Cisga e prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé (MDB); de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB); de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP) e o de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), a convite do consórcio, e o diretor do Departamento de regulação da Secretaria estadual da Saúde, Eduardo Elsade. O presidente da União Química, Fernando de Castro Marques, participou da reunião por videoconferência.
Diogo ficou satisfeito com o resultado da reunião.
"Foi uma reunião bem importante. A gente entregou um protocolo de intenção e estamos na fila de compra da vacina. Essa é a motivação. Se houver uma demora do governo federal temos como assumir uma compra entre os municípios", ressaltou o prefeito de Bento, que informou que o protocolo de compra não trata sobre a quantidade de doses.
Adiló classificou a reunião como "muito proveitosa", e adiantou que a Anvisa deve anunciar a liberação da Sputnik na próxima segunda-feira, dia 1º de março. Segundo o prefeito de Caxias, o consórcio trabalha com a expectativa de compra de até 1 milhão de doses para, que poderá imunizar a metade para população dos municípios que integram o consórcio e mais Caxias.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta, Adiló afirmou que a compra da vacina é prioridade número um.
"Não vamos economizar esforços para adquirir o maior volume de vacina que for ofertado", disse o prefeito de Caxias.
Os conselheiros da União Química aguardam a liberação da Anvisa para a produção da Sputnik V. Segundo Diogo, a empresa farmacêutica informou que poderá entregar as primeiras doses do imunizante a partir de abril.
A Prefeitura de Guarulhos foi a primeira do Brasil a manifestar o interesse da compra de vacina da União Química. A empresa tem uma fábrica na cidade do interior paulista.
Para o presidente do Cisga, Dallé todo esforço é importante para que a população seja imunizada o mais rápido possível.
O protocolo de intenções será encaminhado, também, para o Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, e Pfizer, que recebeu registro definitivo da Anvisa.
Leia também:
Caxias do Sul entra em bandeira preta para reduzir a disseminação do coronavírus
Vereadora de Caxias sugere a criação de renda básica emergencial
Governo estadual quita salários de fevereiro nesta sexta-feira
Comitiva de Flores da Cunha reivindica emendas para Hospital Fátima
Tags: