Trabalhadoras protestaram em frente a Secretaria da Educação contra a falta de pagamento da empresa terceirizada
redacao@serraempauta.com
02.07.2022 - 12h08min
A administração do prefeito de Caxias Adiló Didomenico (PSDB) se comprometeu com o pagamento do vale alimentação e vale transporte das merendeiras e funcionárias da limpeza das escolas municipais.
Leia mais:
Codeca abre processo seletivo com 432 vagas para atender escolas municipais de Caxias
Segundo o procurador-geral do Município, Adriano Tacca (PSDB), o Município irá depositar em juízo cerca de R$ 140 mil correspondentes a seis dias úteis de trabalho. O Sindilimp será o responsável pelo repasse para as trabalhadoras na próxima terça (5).
Tacca diz que os salários e benefícios dos 432 trabalhadores somam mais de R$ 700 mil por mês.
Nesta sexta-feira, dia 1º de julho, as trabalhadoras vinculadas à empresa GFG Recursos Humanos deixaram seus postos de trabalho e protestaram contra a falta de pagamento dos salários. O grupo bloqueou o trânsito em frente a Secretaria da Educação (Smed) na Rua Borges de Medeiros, entre as ruas Hércules Galló e Ernesto Alves.
Em nota, o Município ressalta que jamais atrasou e mantém em dia todos os pagamentos previstos na contratação, além de já haver notificado por diversas vezes a referida prestadora de serviço. O texto diz ainda que a empresa não mantém regularidade no repasse dos valores pagos pelo Município às trabalhadoras. O contrato com a atual empresa encerrou na quinta, dia 30 de junho.
"Reconhecemos e lamentamos a situação a que estas trabalhadoras estão expostas, diante da inadimplência que vem se repetindo por parte da empresa contratante até o momento. Justamente por isso, para que elas sejam atendidas e tenham os compromissos honrados o mais rapidamente possível, o Município está fazendo um grande esforço, em inúmeras instâncias, para cumprir com todas as exigências legais e burocráticas, que são várias e bastante complexas, a fim de preservar, o quanto antes, todos os direitos das trabalhadoras", afirma a Secretária da Educação, Sandra Negrini.
A Codeca está com um processo seletivo em andamento para assumir a contratação das merendeiras e funcionárias da limpeza das escolas municipais. Segundo Tacca, a nova operação deve iniciar a partir do dia 11 de julho.
Também participaram das negociações, o chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva (PTB), o procurador-geral do Município, Adriano Tacca (PSDB), o presidente do Sindilimp, Henrique Silva, que representa a categoria, e os vereadores Lucas Caregnato e Rose Frigeri, ambos do PT.
Leia também:
Empresas Randon lançam consórcio digital Yeah
CIC de Caxias entrega auditório com novo sistema de áudio e vídeo
Confirmados os novos roteiros autoguiados de cicloturismo em Caxias
Concurso começa coleta de amostras nas vinícolas de Caxias do Sul
Região do Rizzo cobra manutenção viária, telhado de escola estadual e segurança
Tags:
Prefeitura de Caxias pagamento benefícios vale transporte vale alimentação funcionárias merenda limpeza escolas municipais Caxias do Sul