Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura recebe demandas da região do Desvio Rizzo, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura recebe demandas da região do Desvio Rizzo, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Fala, Caxias!

Prefeitura recebe demandas da região do Desvio Rizzo, em Caxias

Prefeito Adiló Didomenico explicou situação da obra na Alexandre Rizzo e apontou alternativas para nova UBS na região

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniela Xu/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O andamento da obra de revitalização do acesso ao Desvio Rizzo e pedidos da área da saúde foram as principais reivindicações apresentadas na sexta reunião do Fala, Caxias! + Cidade, + Participação, nesta terça-feira (17), no Salão da Igreja São José. O encontro reuniu moradores de uma das regiões mais populosas de Caxias do Sul.

Em um investimento de mais de R$ 40 milhões, a remodelação da Avenida Alexandre Rizzo começou em abril, com previsão de término no segundo semestre de 2024. Porém, o voluma de chuva tem dificultado o trabalho.

"A gente está apanhando, mas estamos bancando toda a obra, fazendo tudo. Na hora que estiver pronta será a entrada mais bonita de Caxias do Sul, com passeio, ciclovia, iluminação, pista de caminhada, além das redes de água, esgoto e drenagem", destacou.

O presidente do Desvio Rizzo, Rafael Loro, apresentou sugestões de comerciantes e moradores para buscar minimizar os problemas provocados pela obra, além de intervenções em ruas de menor porte que estão absorvendo o trânsito desviado.

Ainda na região do Rizzo, está em andamento a regularização fundiária nos núcleos Sol Nascente e Paraíso Cristal, que vai beneficiar em torno de 350 famílias. É mais uma etapa do programa Esse Terreno é Meu, que já contemplou quase 7 mil famílias que conquistaram a propriade do local em que já residem.

A ampliação do atendimento em saúde é outro assunto recorrente. Adiló revelou que a comunidade será chamada a debater na escolha de um dos dois projetos em estudo: a construção de uma segunda Unidade Básica de Saúde (UBS), com a manutenção da atual, ou a busca de um local para implantar uma UBS maior, com mais oferta de serviços e horário de atendimento ampliado, mesmo que isso exija um deslocamento maior de parte da população.

Reivindicações

O presidente do Loteamento São Pedro, Luís Gilberto dos Santos, relatou falta de médicos e recebeu a informação do diretor da Secretaria da Saúde, Mário Tadeucci, de que um profissional de 40 horas já está contratado.

Já Guilherme dos Santos, morador do Charqueadas, defendeu a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro. Em relação à demanda por consultas, a questão será minimizada com a ampliação do Agenda + UBS.

Morador do São Francisco, Marcos dos Santos lembrou de uma luta de 25 anos: a Rua dos Girassóis, que liga o loteamento ao Rizzo. Embora movimentada, a via pertence a uma empresa, o que impede sua pavimentação. A Prefeitura está em tratativas para que a área passe a ser do Município e integre oficialmente o sistema viário.

A presidente do Loteamento São Gabriel, Ziza Ribeiro, e outros líderes solicitaram mudanças em itinerários de ônibus, para atender a usuários da UBS. Ziza ainda sugeriu semáforo e pintura da faixa de pedestres nas proximidades da escola do bairro.

Já a presidente do Loteamento Parque das Rosas, Cleusa Juver, reivindicou a implantação de academia da terceira idade no bairro e a cobertura da quadra de esportes da Escola Professor Nandi.

A sétima reunião será nest quinta (19), às 19h, no Salão da Igreja Perpétuo Socorro, abrangendo a região dos bairros De Zorzi, Diamantino, Petrópolis e Presidente Vargas.

Leia mais:
Festival do Torresmo ocorre no final de outubro, em Caxias do Sul
Confira as obras mais vendidas na Feira do Livro de Caxias do Sul
Mercopar abre edição com expectativa recorde de negócios e conexões
Caxias do Sul Basquete apresenta elenco para temporada 2023/2024
Nova Envase Brasil, em Bento, já tem 20 empresas confirmadas

Tags:

Fala, Caxias! Prefeitura de Caxias do Sul recebe demandas região Desvio Rizzo Caxias do Sul