Administração segue prestando atendimento aos moradores dos distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva
redacao@serraempauta.com
21.09.2021 - 10h53min
A Prefeitura de Caxias do Sul irá declarar situação de emergência devido ao temporal, com chuva de granizo, que atingiu os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva nesta segunda-feira (20). O gabinete de crise esteve reunido na manhã desta terça (21), para alinhar os encaminhamentos necessários para atender as famílias atingidas. De acordo com a Prefeitura foram atingidas cerca de 20 casas em Santa Lúcia e cerca de 30 casas em Vila Oliva.
As secretarias farão um levantamento, dentro de sua área, como perdas nas lavouras, qualificando e quantificando os prejuízos causados e o que precisa ser providenciado, como materiais de construção e laudos. Essas informações serão importantes para o cadastramento do evento nos órgãos estaduais e federais.
"Nesse momento, não podemos nos limitar a ajudar no que cabe ao serviço público, é um momento de solidariedade. Ontem (segunda) nossas equipes foram muito ágeis no deslocamento e atendimento às localidades, e isso continua. A mobilização dos moradores também precisa ser destacada", disse o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que visitou os distritos atingidos.
Sobre doações, o chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva, ressalta que a maior demanda é de materiais de construção. Podem ser doadas guias, pregos, telhas de fibrocimento e zinco, e cimento. A Secretaria de Habitação vai organizar a logística para buscar as doações. Quem tiver materiais pode entrar em contato pelo (54) 3901-1278.
"Quanto a doações de roupas e alimentos, ressalto que não serão necessárias, porque são poucas famílias que precisam desses itens e a Fundação de Assistência Social (FAS), a Fundação Caxias e a Cruz Vermelha têm condições de atender", explica.
O Município também prestará atendimento psicológico a quem necessitar, por meio da Secretaria da Saúde. Já a Secretaria do Meio Ambiente também irá providenciar um licenciamento emergencial para que as famílias possam utilizar a madeira das árvores que foram arrancadas pelo temporal.
Durante esta semana os alunos da Escola Santa Lúcia terão atividades monitoradas em casa. O prédio, que é alugado, teve parte do telhado danificado. A previsão é de que as aulas já possam ser retomadas na próxima semana.
O Programa Luz, Cor e Flor, que está atualmente tendo seu ciclo realizado no Bairro Planalto, terá as atividades parcialmente interrompidas e o encerramento do ciclo adiado sem data prevista, para que os trabalhos e esforços das secretarias sejam concentrados nos distritos atingidos pelo temporal.
Leia mais:
Comissão Comunitária apresentará cartaz, tema e música da 33ª edição da Festa da Uva
Parceria deverá instalar placas com informações em QR Code em pontos turísticos de Caxias
Prefeitura de Flores quer implantar Guarda Municipal com poder de Polícia
Secretaria de Obras pretende instalar 250 pontos de luminárias de LED em Caxias
Secretaria lança o Mapeamento da Cultura de Caxias do Sul
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul temporal decreto situação de emergência Caxias do Sul