Ações paliativas visam amenizar os transtornos para a comunidade até nova empresa assumir a obra
redacao@serraempauta.com
01.08.2024 - 17h22min
A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, melhorias no acesso ao bairro Planalto, após a desistência da empresa vencedora da licitação e o encerramento dos trâmites legais.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Além da abertura do acesso ao bairro e do tapa-buraco paliativo já realizados pelo Município há alguns dias, agora a Secretaria de Obras e Serviços Públicos inicia a instalação de bocas de lobo e meios-fios.
Após, a Codeca irá colocar uma capa asfáltica. Até esta etapa, o local está sendo molhado com caminhão-pipa para amenizar os transtornos causados pelo pó.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e o secretário de Obras, Norberto Soletti, estiveram nesta manhã na entrada do Planalto, conferindo o início dos serviços e conversando com os comerciantes do entorno.
"Gostaríamos de estar aqui hoje inaugurando essa obra tão esperada pela comunidade do bairro Planalto. Mas infelizmente a empresa que venceu a licitação não conseguiu cumprir o contrato. A Prefeitura vai usar de todo rigor que a lei nos permite para compensar o transtorno causado para o Município e para a comunidade. Somos solidários com as pessoas que precisam desse acesso, estamos promovendo melhorias para amenizar esses transtornos, mas temos que cumprir o rito legal do processo até nova empresa assumir em definitivo os trabalhos", explica Adiló.
No início de julho, depois de diversas notificações para agilizar e cumprir o cronograma da obra, a empresa vencedora da licitação SUV Empreendimentos Ltda solicitou rescisão do contrato com o Município de forma amigável.
De imediato, a administração municipal entrou com a rescisão unilateral e penalização da empresa, além do acionamento do seguro garantia. Após os trâmites legais e administrativos, a empresa foi notificada referente à rescisão na última segunda (29).
A administração municipal abrirá processo de licitação para a contratação de nova empresa para fazer a obra.
A obra
Na Avenida Marcopolo foram executados serviços de drenagem, além de terraplenagem para conformação e compactação do solo. Faltam ainda os serviços de substituição de meios-fios em alguns trechos, execução de passeios públicos e canteiros, bem como a conclusão do sistema de drenagem e sinalização viária.
Na BR-116, o sistema de drenagem foi iniciado em uma das pistas e precisa ser concluído. Dos serviços de pavimentação no trecho da BR-116, estão pendentes a remoção parcial do canteiro central, a execução de novo pavimento e da alça de acesso, fresagem e repavimentação asfáltica, construção de novo passeio e implantação de sinalização viária.
A obra iniciou em novembro de 2023 e deveria ter sido concluída no final de julho deste ano. O investimento do Município é de R$ 4,7 milhões.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias alerta para uso da estrada Leonardo Pistorello, em Galópolis
Prefeitura de Caxias protocola LDO 2025 com previsão de orçamento de R$ 3,6 bilhões
CSG ameaça impedir semáforo na RS-122, no acesso a Forqueta, em Caxias
Cirurgia robótica aumenta chances de cura de câncer de próstata
Loja de vinhos de Caxias realiza circuito dedicado aos rótulos gaúchos
Tags:
Geral desistência Prefeitura de Caxias do Sul inicia melhorias acesso Planalto Caxias do Sul