Todos os procedimentos encaminhados pela concessionária de energia serão avaliados pela Secretaria do Meio Ambiente
redacao@serraempauta.com
22.07.2024 - 08h02min
A Prefeitura de Caxias do Sul assinou um termo de cooperação técnica com a Rio Grande Energia (RGE) visando implantar o programa Arborização + Segura. A solenidade ocorreu na sexta-feira (19), no salão nobre do Centro Administrativo Municipal.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Por meio de etapas, o projeto tem por objetivo identificar e substituir árvores que potencialmente oferecem riscos à segurança da população, seja pelo seu estado fitossanitário comprometido, ou pela interferência acentuada nas estruturas urbanas.
Nesse contexto, são considerados danos às estruturas urbanas a questão do calçamento; a obstrução da iluminação pública; a interferência nas redes de água, esgoto e energia; ou ainda espécies arbóreas de característica exótica invasora.
A primeira etapa do programa consiste no levantamento prévio, um inventário a ser feito pela empresa que será apresentado à Secretaria do Meio Ambiente. Após, o documento passará por análise técnica do Município tendo como base o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).
O projeto também prevê o plantio inicial de mil mudas nativas pela RGE em locais a serem determinados pela Secretaria do Meio Ambiente. A compensação ambiental das árvores a serem suprimidas será de uma nativa para cada exemplar exótico; e de cinco nativas para cada supressão nativa. Os plantios levarão em conta o PDAU, ou seja, árvores de pequeno porte que não voltem a interferir na rede elétrica, nestes casos específicos, complementa o secretário do Meio Ambiente, Daniel Caravantes.
O programa Arborização + Segura também pretende coibir a falta de energia ocasionada pela interferência de exemplares pontualmente identificados pela RGE, com o manejo de árvores adequadas para essas áreas, evitando o conflito com a rede de energia.
A medida tem como base a Licença Única (LU) emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam-RS) em novembro de 2023, a qual licencia o manejo de vegetação em faixas de segurança de redes de distribuição.
Conforme o prefeito, o termo de cooperação é importante porque auxiliará o Município a harmonizar a questão ambiental, com plantio de novas espécies e supressão daquelas que forem realmente necessárias.
Segundo o consultor de negócios da RGE, Rafael Dalabrida, a apuração será feita com a participação de um geólogo e um engenheiro ambiental da empresa.
Na Serra, o projeto está implantado em cerca de 60 municípios, como Farroupilha, Canela, Gramado e Nova Petrópolis. Em 2023, por meio do programa, a RGE plantou mais de 10,5 mil árvores em toda a área de concessão (378 cidades), com investimento de R$ 2,3 milhões, totalizando 30,4 mil espécies inseridas desde 2018.
Leia mais:
ExpoBento e Fenavinho; de Bento, comemoram 274 mil visitantes
ONG de Caxias do Sul abre inscrições para curso de informática
Confira a previsão do tempo para a semana em Caxias do Sul
Caxias e Nova Petrópolis reivindicam a retomada da ponte provisória
Metalúrgicos de Caxias do Sul e região aprovam reajuste de 4%
Tags:
Geral termo de cooperação Prefeitura de Caxias do Sul RGE controle árvores interferem rede elétrica Caxias do Sul