Projeto contempla parque para visitação, alojamento dos animais e área de mata nativa
redacao@serraempauta.com
24.09.2021 - 19h29min
A Secretaria do Meio Ambiente apresentou o projeto do novo Parque Municipal de Proteção Animal que deverá substituir o Canil Municipal, localizado em São Virgílio da 6ª Légua. A exposição aconteceu no Centro Administrativo, nesta quinta-feira (23), para os vereadores.
A Prefeitura não confirma a localização e o custo do projeto, que depende também da área que vai abrigar o parque. A reportagem apurou que a nova estrutura deverá ser construída em Loreto, na 2ª Légua, interior de Caxias do Sul. O tom de cautela da administração municipal é para impedir o aumento de reações contrárias. Lideranças da comunidade não concordam com a instalação do parque no local pretendido.
O parque será dividido em três partes: uma área de preservação; um parque para visitação e lazer da comunidade, com monumento à lembrança dos animais, local para despedida do animal, sede administrativa (com Centro de Tratamento Intensivo de resgatados, consultório para atendimento dos animais do canil), casa das ONGs; e o centro de proteção, com alojamentos adequados em diferentes modalidades para cães e gatos.
O projeto também contará com um sistema de coleta de dejetos e limpeza do alojamento com perturbação mínima dos animais, e proteção para não haver contaminação do solo.
O diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Henrique Koch, diz que o projeto apresentado é totalmente diferente do que as pessoas esperam de um canil.
"Como diz o nome é um parque de proteção animal, com uma estrutura que eles nunca tiveram", explicou.
Segundo ele, a área de alojamento dos animais fica totalmente isolada pela mata e com distância suficiente para que não seja visualizada da estrada. Assim, os moradores do entorno não vão perceber os animais no dia a dia, da mesma forma que os animais não verão qualquer movimentação nas proximidades.
"Para quem conhece o canil hoje, para chegar na sede, temos que passar pelos animais. A circulação de pessoas estranhas é estressante para eles. Os novos alojamentos foram pensados para que eles fiquem protegidos do tempo, do frio, mas tenham circulação de ar, além de não terem contato com pessoas estranhas", explica.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias anuncia fechamento de quatro escolas para jovens e adultos em 2022
Temporal em Caxias causa prejuízo de R$ 46,8 milhões na agricultura
Prefeitura planeja início de regularização fundiária no Loteamento Conquista, em Caxias
Mutirão de consultas especializadas ocorre neste sábado em Caxias
Vereadores optam pelo silêncio na 1ª discussão sobre o projeto que pretende criar CCs
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Parque de Proteção Animal Loreto interior Caxias do Sul