Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias vai realizar reunião pública sobre a Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias vai realizar reunião pública sobre a Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Prefeitura de Caxias vai realizar reunião pública sobre a Maesa

Administração municipal ainda não definiu a data do encontro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Juliane Ribas/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta quinta-feira (31) que pretende realizar uma reunião pública para apresentar à comunidade os encaminhamentos realizados até o momento sobre a Maesa. O encontro deverá ser realizado ainda no mês de abril, mas não tem data agendada. A decisão foi tomada em conjunto com a Comissão da Maesa.

Leia mais:
Câmara de Caxias debate meios para ocupação e gestão da Maesa

"Como cidadã, sempre tive interesse em saber o que seria feito ali na Maesa. Acredito que a comunidade também tenha. Será mais uma forma de tratar o tema com transparência e dar oportunidade de participação a toda sociedade", disse a vice-prefeita, Paula Ioris (PSDB).

Durante a reunião, a arquiteta da Secretaria do Planejamento, Maristela Guareschi, apresentou a etapa de diretrizes do trabalho elaborado pelo escritório Vazquez Arquitetos. Foram apontados no documento os danos constatados em diversas áreas, bem como indicações de como e onde recuperar as estruturas. Maristela ressaltou a complexidade e profundidade do trabalho apresentado.

"Foram abordadas questões como circulação, acessibilidade, carga e descarga dentro da Maesa, acesso a veículos de segurança, questões como fuligem, umidade, estruturas que precisam de reforço e recuperação. Enfim, é um trabalho muito completo", ilustrou.

Na reunião, também foi apresentado pela diretora de parcerias da Secretaria de Gestão e Finanças, Bruna Dumke, o escopo do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que vai obter material técnico que auxilie na estruturação do projeto, de modo a subsidiar a elaboração do futuro edital de licitação pública e o respectivo contrato.

Estão previstos no PMI a obtenção, por exemplo, de estudos de demanda, da modelagem operacional (ocupação, operação e manutenção), da modelagem de engenharia para obtenção de estimativas de investimentos, além da modelagem econômico-financeira e jurídica.

"Com estes estudos será possível identificar o volume de investimentos necessários e o potencial de receitas do complexo, e dessa forma verificar o modelo contratual mais adequado para avançar na requalificação do espaço", explicou Bruna.

O secretário de Gestão e Finanças, Maurício Batista, disse que é necessário o estudo técnico para viabilizar as ações de ocupação.

"Sabemos que muitas pessoas têm ideias sobre como e o que deve ser feito na Maesa, e sabemos que todas essas ideias têm as melhores intenções. Muitos tem o entendimento que a Maesa deve ter um Mercado Público, mas onde ele vai ser, que tamanho vai ter e qual o investimento necessário ninguém sabe. É por isso que precisamos desses estudos", sustentou.

Leia também:
Ranolfo Vieira Júnior assume como governador do Rio Grande do Sul
Governo anuncia R$ 3,6 milhões para obras do Hospital Público de Bento Gonçalves
Vereadores conhecem projeto de ampliação do Lar da Velhice, em Caxias
Tribunal de Justiça absolve vereadores em caso do Plano Diretor de Bento
Vereadora de Caxias Estela Balardin apresenta melhora significativa, diz boletim médico

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias Maesa reunião pública Paula Ioris Maurício Batista Procedimento de Manifestação de Interesse Caxias do Sul