Prefeito Adiló Didomenico articulou aproximação entre Dnit e Sulgás para garantir a execução do projeto com segurança na área do gasoduto
redacao@serraempauta.com
30.06.2023 - 16h38min
A Prefeitura de Caxias do Sul articulou uma aproximação com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) na tentativa de acelerar a realização das obras da duplicação do trecho da BR-116 – próximo ao antigo Clube Palermo - uma vez que há um segmento do gasoduto na área. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e a secretária municipal de Planejamento, Margarete Tomazini Bender, participaram da reunião nesta quinta-feira (29).
No momento, está em análise a necessidade de alguma forma de remanejo da estrutura para que a rodovia seja duplicada naquele trecho. Ou, de outro modo, o estabelecimento e a exposição de condições técnicas que tornem possível e deem garantias completas de segurança para a execução do projeto.
De parte da Sulgás, um estudo aponta que o gasoduto pode permanecer onde está, com apenas alguns ajustes para a realização dos trabalhos. Os representantes da empresa citaram as obras na RS-030, entre Sapucaia do Sul e Gravataí, o viaduto de acesso à Unisinos e o viaduto que conecta a BR-116 à RS-386, todos na Região Metropolitana, como exemplo destas modalidade de condução. Há, por outro lado, uma preocupação específica com estudos de drenagem na região.
Já o DNIT propõe a elaboração de um termo de cooperação técnica com a empresa, no sentido de apontar e registrar todas as particularidades possíveis e estimadas a se observar no trecho, de modo a garantir a completa segurança dos trabalhadores, antes de se avançar com o projeto. Do ponto de vista da autarquia, o serviço é considerado de alto risco.
"Acredito que a presença da Sulgás no trecho é fundamental para oferecer acompanhamento e dar segurança aos trabalhadores. Mas conheço aquela região há muito tempo e sei que o solo é bastante favorável. Melhor do que do outro lado da rodovia", ponderou Adiló.
"O que precisamos é compatibilizar a infraestrutura. A altimetria complexa da região é uma variável importante quando se buscam soluções para o fluxo de veículos. Mas o Município precisa de solução e a Sulgás precisa identificar com segurança como proceder, para que as obras tenham prosseguimento. O Município fica à disposição para auxiliar em tudo que for necessário. Vamos acompanhar de perto este encaminhamento. O Município não abre mão desta obra", comentou a secretária de Planejamento Margarete Tomazini Bender.
Também participaram do encontro o vereador Clóvis Xuxa (PTB), e o titular da Diretoria de Informações Geoespaciais (Digeo) da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Niser Campelo de Matos. Da Área de Integridade de Ativos da Sulgás, estiveram Wagner Mecca, Sérgio Neto e Douglas Soares. O superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, e o engenheiro Daniel Benke também participaram da reunião, realizada por videochamada.
"O Município se prontifica em ajudar e deseja permanecer em contato para acompanhar o andamento dos trabalhos, pois é o primeiro demandado pela população quando surgem as dificuldades e temos o compromisso de dar retorno", concluiu o chefe do Executivo.
Leia mais:
Orquestra Municipal de Sopros apresenta duas sessões de música descritiva em Caxias
Protocolado projetos que propõem títulos de Cidadão Caxiense para José Ivo Sartori e Alceu Barbosa Velho
Simecs aguarda contraproposta de reajuste do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias
Fã da Barbie promove exposição com mais de 40 bonecas em shopping de Caxias
Anime Buzz ocorre neste final de semana em Caxias do Sul
Tags:
Alinhamento Prefeitura de Caxias trabalha agilizar duplicação trecho BR-116 Dnit Sulgás gasoduto Caxias do Sul