Prefeito Adiló Didomenico e secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, vistoriaram as áreas
redacao@serraempauta.com.br
15.02.2025 - 08h35min
O prefeito de Caxias do Sul, Adilo Didomenico (PSDB) recebeu nesta quinta (13) o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, para tratar sobre a instalação da Casa da Mulher Brasileira (CMB).
O secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e a vereadora Rose Frigieri (PT), que preside a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Câmara de Vereadores, também acompanharam a reunião na Prefeitura e a vistoria em dois possíveis terrenos do Município.
Um dos terrenos está localizado no Parque dos Macaquinhos ao lado da escadaria e, o outro, atrás da Escola Estadual da Dario Granja Sant'Ana, no Bairro Sanvitto. Ainda não há uma definição, mas o segundo pareceu ao grupo mais adequado. Neste local, seria possível instalar a CBM dentro do modelo e protótipo do Governo Federal, projeto que já tem aprovação da Caixa Econômica Federal e faz o processo todo ganhar tempo.
Enquanto as áreas são avaliadas e outras são consideradas, a administração municipal dá andamento à parte burocrática de instalação da CMB, como documentação e levantamento de outras informações.
A CMB é uma estrutura que recebe todos os equipamentos de combate à violência contra a mulher. O recurso vem do Governo Federal e a contrapartida é do Governo do Estado. O Município entra como parceiro na busca por um terreno, dentro das especificações do programa federal.
Casa da Mulher Brasileira
Com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres, a Casa da Mulher Brasileira integra, no mesmo espaço, diversos serviços especializados para atender mulheres em situação de violência: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. O objetivo principal é facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
Leia mais:
Hélice anuncia Laboratório de Inteligência Artificial para a Serra Gaúcha
Keko Acessórios, de Flores, comemora saída da recuperação judicial
Movelsul Brasil inicia na próxima segunda-feira, em Bento Gonçalves
Circuito Sesc reunirá mais de 750 atletas neste domingo, em Caxias do Sul
Caxias do Sul estuda a implantação de câmeras de reconhecimento facial
Tags:
Geral local indefinido Prefeitura de Caxias sugere dois terrenos instalação Casa da Mulher Brasileira Caxias do Sul