Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias retira projeto que pretendia criar cargos de diretor-superintendente | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias retira projeto que pretendia criar cargos de diretor-superintendente | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Sem articulação

Prefeitura de Caxias retira projeto que pretendia criar cargos de diretor-superintendente

Sem a garantia da aprovação da matéria, governo municipal protocolou documento momentos antes do início da sessão extraordinária

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Caxias decidou retirar da pauta de votação o projeto de lei complementar que pretendia criar sete cargos do topo da estrutura administrativa e extinguir 16 cargos - a maioria – de menor salário. O objetivo era atender a necessidade da administração e compensar diante da situação financeira do Município. A decisão foi oficializada momentos antes do início da sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira (26).

Leia mais:
Prefeitura de Caxias pretende criar quatro cargos de diretor-superintendente

Desta vez, o trabalho de articulação política coube ao chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva e a secretária de Governo, Grégora Fortuna Passos, ambos do PTB. Protocolado nesta quarta (25), com a garantia de que haveria o número mínimo de votos suficientes para a aprovação – 12 votos, o governo municipal teve que recuar depois de ser alertado de que teria o apoio de no máximo oito parlamentares favoráveis à matéria.

Mesmo de férias, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) teria recebido mensagens de alerta sobre o perigo de perder a terceira votação no plenário. A primeira tentativa para a readequação de cargos ocorreu em setembro de 2021 e a segunda no dia 17 de janeiro deste ano.

A prefeita em exercício, Paula Ioris (PSDB), explicou o motivo para a retirada do projeto de lei. Ela ressalta que a administração vai trabalhar para ampliar a compreensão sobre a necessidade da proposta.

"Percebeu-se no acompanhamento dos vereadores que projeto poderia não passar. Resolvemos retirar para trabalhar mais. Ampliar compreensão. O projeto é importante para o fortalecimento das estruturas das nossas secretarias, para podermos fazer mais entregas. Quem ganha é a comunidade. Não aumenta custo e isso precisa ficar bem compreendido", comentou Paula, que garantiu que a administração irá reapresentar o projeto.

"Temos essa necessidade bem identificada desde o início do governo. As estruturas são complexas, com imensas demandas. Baseados nisso certamente vamos enviar sim", completou.

Para a votação desta quinta, a forte pressão contrária ao projeto veio de um grupo de vereadores da base aliada. Uma das versões que circulam nos bastidores é de que esses parlamentares não gostariam de ver o ingresso do vereador suplente Alberto Meneguzzi (PSB) na Câmara. Com a aprovação do projeto, Adiló pretendia convidar o vereador Wagner Petrini (PSB) para assumir como titular da Secretaria da Habitação. Idair Moschen, primeiro suplente do PSB, também assumiria um cargo no Executivo abrindo espaço para Meneguzzi.

A outra versão é de que esses vereadores estariam criando dificuldades para o Governo Adiló, por que estariam articulando a construção de siglas como o PL e o União Brasil visando a criação de uma chapa para concorrer à Prefeitura em 2024.

Lideranças partidárias que conversaram com a reportagem, mas pediram anonimato, são unânimes em afirmar que a base de sustentação do governo na Câmara está esfarelada, e que Adiló precisa agir rapidamente para manter a governabilidade.

Sobre a possibilidade de a administração ter perdido a base de sustentação na Câmara, Paula foi bem sucinta.

"Não", responde a prefeita em exercício.

Leia mais:
Ex-funcionária posa para fotos de formatura em frente a caminhão da Codeca
Vereador conhece detalhes da ampliação do Lar da Velhice, em Caxias
Grupo propõe criação de núcleo de políticas públicas no Reolon, em Caxias
Prefeitura de Caxias pretende criar quatro cargos de diretor-superintendente
Inscrições para a corte da Fenavinho 2023 estão abertas em Bento Gonçalves

Tags:

Sem articulação Prefeitura de Caxias retira projeto de lei criação cargos diretor-superintendente Paula Ioris Caxias do Sul