Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias regulamenta lei \
Logotipo - Prefeitura de Caxias regulamenta lei \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Projetos piloto

Prefeitura de Caxias regulamenta lei "Se Essa Rua Fosse Minha"

Arquiteta Jéssica De Carli doou projeto para padronizar espaços que serão instalados em frente aos estabelecimentos

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), assinou na semana passada o decreto que regulamenta a lei "Se Essa Rua Fosse Minha". A partir da oficialização será possível readequar o uso de espaços públicos e também prevê condições especiais para a instalação de plataformas fixas e removíveis e parklets.

O decreto descreve, por exemplo, como serão definidos os locais dos projetos piloto, em áreas com potencial de agrupamento de estabelecimentos de gastronomia e entretenimento, bem como a avaliação de impacto de trânsito e mobilidade e perturbação do sossego público. Se aprovado o piloto, que terá a duração de seis meses, o decreto também descreve o procedimento para instalação permanente. Nesses projetos, uma estrutura ocupa as vagas de estacionamento em frente ao estabelecimento comercial.

Leia mais
Governo Adiló discute criação de Via Gastronômica no Centro de Caxias do Sul

A arquiteta Jéssica De Carli, integrante do coletivo Vivacidade, elaborou e doou ao Município o projeto das estruturas que ocuparão os espaços após os pilotos. Assim, os trechos terão a estrutura padronizada.

"O Vivacidade, desde o início deste projeto, acredita que quanto mais pessoas estiverem na rua, mais segurança a gente vai dar para o coletivo. Estamos há dois anos participando e agora, eu como arquiteta e representante do Vivacidade doando o projeto, porque a gente acredita realmente que as pessoas precisam ser beneficiadas, os estabelecimentos precisam ser beneficiados e acreditamos que temos que fazer nossa parte", afirmou.

No caso dos parklets não há padronização de estrutura, ou seja, os projetos são individuais. Com a regulamentação, o processo de autorização dos parklets ficou mais simples.

"A regulamentação veio em boa hora, porque os estabelecimentos terão tempo de se organizarem para a primavera e o verão", comentou o prefeito.

"Iniciamos esse projeto ainda em 2020, quando eu era vereadora. Essa consolidação é o resultado do trabalho de muitas pessoas que viram uma oportunidade para a cidade e trabalharam em conjunto para concretizá-la", comemora a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB).

Também participaram do ato a secretárias de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB), e da Cultura, Aline Zilli; os secretários de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e de Turismo, Enio Martins; representante do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria.

Leia também:
Casinha do Blues se tornará itinerante durante as edições do Mississippi Delta Blues Festival
Semana da Juventude inicia nesta segunda-feira em Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, ministro garante retorno de repasses do Programa Alimenta Brasil
Caxias do Sul inicia atividades de conscientização da exploração infantil e combate aos crimes de internet
Tíquete médio nas vendas de Dia dos Pais pode ter incremento de 20% em Caxias do Sul

Tags:

Prefeitura de Caxias regulamenta lei