Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias quer PPPs na educação infantil e ensino fundamental | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias quer PPPs na educação infantil e ensino fundamental | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Prefeitura de Caxias quer PPPs na educação infantil e ensino fundamental

Câmara de Vereadores debateu o assunto nesta sexta-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bruna Giusti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Caxias do Sul sinalizou que tem interesse em estruturar a implantação de parceria público-privada (PPP) para a educação infantil e ensino fundamental. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (22), durante audiência pública promovida pela Comissão Temporária Especial de Acompanhamento de Projetos de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP's) da Câmara de Caxias do Sul.

Leia mais:
Câmara de Caxias vai discutir parcerias público-privadas na educação

Segundo o secretário de Gestão e Finanças, Maurício Batista, a PPP no ensino fundamental seria responsável, por exemplo, pelos serviços de reforma, manutenção, zeladoria, alimentação, limpeza, ampliação e construção de novas escolas. O Município seria o responsável pela área pedagógica, material de ensino e professores.

Já na PPP da educação infantil, o setor privado seria responsável pela construção de escolas com infraestrutura moderna, acessibilidade, zeladoria, manutenção, conservação e também pela contratação dos professores. Caberia ao Município a responsabilidade pela área pedagógica.

Segundo Batista, o setor privado já é responsável pelo recrutamento dos professores por meio dos contratos de gestão e das compras de vagas. Entre os benefícios apontados pelo secretário estão a redução do número de contratos para apenas um, que atenderia a situação atual e a futura, com a previsão de crescimento da população.

"A ideia é que se reduza o número de escolas. Eu melhoro a logística para atender a demanda pontual da região e eu tenho a quantidade menor de escolas para atender o mesmo número de alunos ou mais", comentou Batista.

A iniciativa está na fase de coleta de informações, e deverá realizar o levantamento do valor que o Município teria que pagar ao parceiro privado. A administração municipal deverá ter uma prévia do modelo de gestão até o início do ano que vem.

A secretária da Educação, Sandra Negrini, relatou que há mais de 1 mil contratos do Município com empresas que realizam serviços gerais nas escolas.

O presidente da Comissão, vereador Adriano Bressan (PTB), adiantou que a comissão irá analisar os pontos debatidos para projetar novas discussões sobre o tema.

"Não estamos buscando privatizar a educação. Estamos iniciando um debate para que as PPPs possam vir a operar na construção de prédio público, nas reformas, na limpeza, na administração, na segurança. Esse cenário que, nós, como poder público, possamos fiscalizar e estar presentes na questão pedagógica", destacou o parlamentar, que esclareceu que não haverá demissões no corpo docente de ensino.

O vereador Lucas Caregnato (PT), fez uma série de questionamentos aos representantes do governo municipal entre eles o período do contrato das PPPs. Ele também lembrou que os cinco maiores projetos de PPPs no país não deram certo.

A diretora do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul, Karina dos Santos, questionou a falta de convite para o Sindiserv, o Conselho Municipal de Educação e outras entidades ligadas à área. Ela também demonstrou preocupação que o modelo de PPP pode a diminuir a fiscalização e favorecer a corrupção.

Bressam explicou que o convite foi realizado por meio da publicação de edital.

Leia também:
Sartori defende prévia e renovação na escolha do candidato do MDB ao Piratini
Divulgados os nomes dos agraciados ao Troféu ARI Serra Gaúcha 2021
Sicredi Pioneira inaugura 11ª agência em Caxias do Sul
Shows nacionais da Festa da Uva 2022 serão anunciados nos próximos dias
UCS tem 10 pesquisadores em ranking dos melhores cientistas da América Latina

Tags:

Legislativo Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Câmara de Vereadores de Caxias do Sul PPP educação educação infantil ensino fundamental Maurício Batista Sandra Negrini Caxias do Sul