Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias publica decreto com restrições para uso da água tratada | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias publica decreto com restrições para uso da água tratada | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Prefeitura de Caxias publica decreto com restrições para uso da água tratada

Moradores flagrados com uso que caracterize o desperdício poderão ser autuados

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andréia Copini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Nesta segunda, a Represa Dal Bó apresentava o nível de 2,30 metros abaixo do normal.

A Prefeitura de Caxias do Sul determinou nesta terça-feira (25) a racionalização do uso de água fornecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O decreto publicado em edição extra no Diário Oficial do Município foi assinado pela prefeita em exercício, Paula Ioris (PSDB).

O documento considera a situação de emergência em razão da estiagem, a falta de água nos mananciais do Município e de chuvas regulares. Nesta segunda-feira (24), a medição das represas estava abaixo do normal. A Maestra estava com -1,68m, no Faxinal com -2,14m, no Complexo Dal Bó com -2,30m, no Marrecas com -1,54m, e no Samuara com -0,23m.

A medida tem como objetivo combater o uso indevido de água no momento em que a cidade atravessa um período de seca. O uso de água tratada deverá ser, preferencialmente, para fins de preparação de alimentos e higiênicos. O documento proíbe o uso de água tratada para lavar calçadas ou passeios públicos de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos. A prática de irrigar plantas e jardins também deve ser evitada, bem como encher piscinas.

Os moradores que forem flagrados ou denunciados por outros tipos de uso que caracterizem o desperdício também poderão ser autuados. Na primeira infração, o usuário será alertado e orientado. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa no valor correspondente a 10 tarifas mínimas de água de cada categoria.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti (PTB), a intenção não é punir, mas sim conscientizar as pessoas.

"A situação dos mananciais do Município exige cautela. As previsões meteorológicas não vislumbram chuvas regulares capazes de regularizar os níveis das represas. Por isso, optou-se por fazer esse decreto que visa educar e conscientizar quanto ao uso racional da água", explica.

Denúncias de uso irracional da água poderão ser feitas por meio do telefone 115 ou pela plataforma de WhatsApp (54) 99180-0893.

Leia também:
Sem quórum, vereadores adiam votação de projeto de reforma administrativa da Prefeitura de Flores
Boccati promove degustação com vinhos argentinos
Festa da Uva investirá R$ 1,5 milhão no desfile cênico musical
Nova rota turística Caminhos do Alfredo reúne 11 empreendimentos em Flores da Cunha
ARTIGO: Jovem aprendiz: uma experiência para a vida

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul decreto restrições uso água tratada estiagem Caxias do Sul