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Prefeitura de Caxias propõe mudanças em leis sobre transporte

Projetos referem-se ao Fundo Municipal de Transportes e serviço de táxi

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
19.05.2022 - 14h15min

Gabriel Lain/Câmara Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Caxias do Sul protocolou na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (18), três projetos de lei que tratam sobre o transporte e mobilidade do Município. As propostas foram apresentadas pela secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB), e pelo secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.

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Um dos projetos altera a lei que instituiu o Fundo Municipal de Transportes (Funtran). Na justificativa, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) pondera que os poderes Executivo e Legislativo vêm buscando alternativas que garantam a redução da tarifa do do transporte coletivo. Nesse sentido, altera a legislação para adequá-la ao recebimento de recursos.

Com as mudanças propostas, o Fundo poderá receber recursos de veiculação de publicidade nos ônibus, de eventual futura regulamentação dos serviços de transporte por aplicativos e do transporte seletivo, conhecido por táxi lotação, que passará por nova licitação. Outra possibilidade é que parte dos valores de outorga do estacionamento rotativo pago seja destinada ao transporte coletivo, mantendo os recursos atualmente repassados à Fundação de Assistência Social. Também pode vir a ser fonte de recursos do aguardado subsídio federal para o pagamento das gratuidades dos passageiros com mais de 65 anos.

De acordo com o secretário, o sistema de transporte coletivo, ainda que de forma incipiente, dá demonstrações de início de recuperação. Uma das razões desta mudança, no entendimento de Willenbring Júnior, é o subsídio municipal concedido ao sistema.

"O sentimento é de que já é positiva a interferência do mecanismo. Agora, precisamos encontrar outras formas para manter e aumentar a participação do Município, sem que seja necessário retirar recursos de outras pastas", externou.

Táxis

O projeto que trata do serviço de táxi tem como principal motivação a desburocratização do sistema, de forma a torná-lo mais atrativo à população. Entre as propostas estão a autorização para que o motorista possa trabalhar com mais de um prefixo; a ampliação dos modelos de veículos permitidos na prestação do serviço, como o SUV, hoje inexistente na frota; e flexibilização do tamanho mínimo do porta-malas. A ampliação também repercutiria no aumento da oferta para o transporte de pessoas com deficiências, atualmente restrita a um veículo na cidade.

Outra medida para diminuir a burocracia é que a criação de novos pontos e as transferências de local será atribuição do secretário, não sendo mais necessário decreto assinado pelo prefeito. O projeto também propõe o fim do Condutáxi, documento complementar à Carteira Nacional de Habilitação, e do selo adesivo identificando o veículo como táxi.

Quanto aos valores, a proposta é de ter bandeira única, com a fixação de um adicional de 30% nas corridas noturnas, aos domingos e feriados sobre valor do quilômetro rodado. O acréscimo se daria automaticamente por meio do taxímetro eletrônico, sem interferência do motorista. Também é sugerida que haja desvinculação do reajuste da bandeirada e do quilômetro rodado. Os critérios para o aumento, que não ocorre desde 2015, será tema posterior à aprovação do projeto.

Maio Amarelo

O Executivo municipal também protocolou o projeto que institui o Maio Amarelo, existente desde 2011 no âmbito federal, para promover iniciativa de prevenção aos acidentes. Para o secretário, a violência no trânsito brasileiro é muito pior do que os números de uma guerra.

"É uma ação simples, mas de grande valia para a sociedade", defendeu Willenbring Júnior.

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