Sinistro iniciou na tarde de sábado e novos focos precisaram ser controlados na noite deste domingo
redacao@serraempauta.com
29.08.2022 - 10h08min
Equipes de diversos setores da Prefeitura de Caxias do Sul começam nesta segunda-feira (29), a atuar no trabalho de avaliação de danos e necessidades para providenciar o auxílio necessário os trabalhadores da Associação de Recicladores do Bairro Serrano.
No sábado à tarde, o prédio da reciclagem foi atingido por incêndio. Os danos foram apenas materiais, porém, de grande impacto para o trabalho e a renda das famílias associadas. Não houve feridos. No domingo (28), por volta das 18h30min, os bombeiros precisaram combater novos focos do incêndio no local.
A determinação é do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que esteve no local do sinistro acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros e conversando diretamente com o presidente da entidade, Daniel Rodrigues do Prado.
Além do chefe do Executivo, também se deslocaram ao encontro da reciclagem, momentos após o acionamento do socorro, o diretor-presidente do Samae, Gilberto Melletti, a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, e o secretário municipal de Meio Ambiente, João Osório Martins.
O Samae se juntou ao trabalho de combate ao fogo com um caminhão-pipa.
A secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos atuou com uma retroescavadeira para fazer a remoção dos resíduos que ainda alimentavam as chamas e assim permitir o acesso dos bombeiros ao trabalho de rescaldo.
"Em primeiro lugar queremos fazer um agradecimento ao Corpo dos Bombeiros pela rapidez com que chegou ao local e pelo trabalho intenso de controle. Agradecemos também ao Samae, que deu apoio no fornecimento de água. Isso foi fundamental para evitar que o fogo invadisse o espaço da reciclagem, propriamente dita. Ele ficou mais concentrado na doca de recebimento de material bruto. Agradecemos também à Secretaria de Obras que providenciou a máquina para que fossem removidos os resíduos para que os bombeiros pudessem efetivamente debelar o incêndio. Evidentemente, na segunda-feira, o primeiro trabalho será de limpeza dos entulhos, depois, fazer a avaliação dos estragos, principalmente na esteira de separação, porque pode haver um prejuízo grande caso ela tenha sido comprometida", afirma Adiló.
A reciclagem esteve em atividade até as 12h de sábado, o que fez com que a área de desembarque de resíduos não estivesse completamente cheia. Último a sair das instalações, o presidente da associação, Daniel Rodrigues do Prado acompanhava uma cerimônia de batismo no Bairro Desvio Rizzo quando, pouco antes das 15h, resolveu conferir as câmeras de monitoramento do prédio e constatou o início das chamas. O volume de material atingido é incerto.
"Era o material bruto, o que significa que não teremos com o que trabalhar na segunda-feira (29). Mas estaremos todos aqui, desde a manhã, do mesmo jeito. Esperamos que o fogo não tenha atingido a área da esteira e demais equipamentos. O que aconteceu aqui está gravado nas câmeras. Será possível investigar e vamos saber o que houve", comentou Daniel.
Ainda na área atingida pelo incêndio, sob a fumaça dos resíduos ainda em chamas, os representantes do poder público municipal trocaram informações com o dirigente dos recicladores, a fim de encaminhar os arranjos necessários para o auxílio das famílias.
"A partir de segunda-feira (29), a FAS já vai acompanhar e providenciar fornecimento de cestas básicas. A secretaria do Meio Ambiente ficou no compromisso de agilizar a liberação de recursos emergenciais por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente (o que depende de decisão do Conselho Municipal do Meio Ambiente). E também, na sequência, vamos providenciar a recomposição do cercamento no entorno da reciclagem, pois a condição atual é muito vulnerável. Na segunda já iniciaremos todo trabalho de apoio e acompanhamento, a fim de providenciar tudo que a reciclagem possa precisar para retornar às suas atividades o mais rápido possível", concluiu Adiló.
Quem quiser colaborar no auxílio emergencial às famílias da Associação de Recicladores do Serrano prejudicadas pelo incêndio do prédio pode fazer PIX de qualquer valor para o código 54999424991. O presidente da entidade, Daniel Rodrigues do Prado, também pode ser contatado pelo número (54) 99942-4991.
Leia também:
OPINIÃO: Um bosque ímpar entre passado, futuro. E o viver
Plano de segurança de barragens do Samae de Caxias do Sul está em fase final
Estacionamento rotativo de Caxias do Sul muda 16 trechos de vagas de Área Verde para Azul
Comunidade da Zona Norte de Caxias do Sul pede socorro para a área da saúde
Prefeitura de Caxias do Sul contrata 15 profissionais em substituição aos do programa Mais Médicos
Tags:
Prefeitura de Caxias prepara medidas auxílio reciclagem incêndio Serrano Caxias do Sul