Iniciativa se deu em função do sofrimento emocional vivenciado pelos moradores dessas comunidades
redacao@serraempauta.com
13.05.2024 - 15h00min
A Secretaria da Saúde inicia nesta segunda-feira (13), o atendimento psicológico para as comunidades de Galópolis e Vila Cristina, interior de Caxias do Sul, fortemente atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Caso as condições das estradas inviabilizem o deslocamento, o serviço poderá ser alterado.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Em Galópolis o atendimento será prestado na própria UBS. Já em Vila Cristina, onde a UBS está temporariamente fechada pois o prédio alagou e todos os equipamentos e o mobiliário foram perdidos, o serviço será prestado provisoriamente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Luiz Carlos Fagundes, 124.
A diretora da Rede de Atenção Psicossocial da pasta, Marina Guerra, explica que a iniciativa de proporcionar o atendimento para essas UBSs se deu em função do sofrimento emocional vivenciado pelos moradores dessas comunidades. Há pessoas que precisaram deixar suas moradias, que perderam familiares ou amigos e que vivenciaram traumas.
"Essas comunidades foram muito atingidas pela chuva e estão precisando de suporte emocional para retomarem as suas vidas. Entraram em contato com situações potencialmente traumáticas. Dessa forma, se faz extremamente importante proporcionar um espaço de escuta humanizada, oferecendo apoio e cuidados práticos", salienta Marina.
A estimativa da Prefeitura é de que metade do Distrito de Galópolis esteja fora de suas casas, ou seja, cerca de 200 famílias. Também há pessoas fora de casa em Vila Cristina, parte delas acomodada no abrigo montado pela Prefeitura no Sesi.
Na UBS Vila Cristina nesta segunda também será iniciada a dispensação de medicamentos para pacientes com receita médica e acolhimento com equipe de enfermagem. Neste primeiro momento não haverá consulta médica.
Agendamento
:: Galópolis: telefone 3901-1464 ou WhatsApp 98432-8589
:: Vila Cristina: agendamento presencial ou com os agentes comunitários de saúde.
Leia mais:
Fundação Caxias abre oficialmente a Campanha do Agasalho 2024
Deslizamento provoca novo rompimento de adutora do Marrecas, em Caxias
"Não há riscos para a população", diz geólogo sobre tremores de terra em Caxias
Moradores de quatro bairros relatam tremor de terra em Caxias do Sul
Interditada ponte do Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis
Tags:
Apoio Prefeitura de Caxias do Sul oferece atendimento psicólogo moradores Galópolis Vila Cristina Caxias do Sul