Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias libera reconstrução de telhado da sede da UAB | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias libera reconstrução de telhado da sede da UAB | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Prefeitura de Caxias libera reconstrução de telhado da sede da UAB

Trabalho será executado com recursos privados como compensação a autorização concedida pelo Município

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Juliane Ribas/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), assinou o termo de autorização para a reconstrução do telhado da sede da União de Associações de Bairros (UAB). A oficialização aconteceu no sábado (11), durante assembleia da entidade comunitária. O telhado do prédio histórico precisou ser retirado no ano passado para evitar a queda. Atualmente, a UAB ocupa o espaço no Ponto de Cultura Casa das Etnias, localizado ao lado do prédio da entidade comunitarista.

De acordo com o secretário da Habitação, Carlos Giovani Fontana, a tentativa de reformar o telhado não foi possível diante da precariedade da estrutura, o que levou à retirada total da cobertura. A administração municipal pediu recebeu a autorização de instituições ligadas ao patrimônio histórico e do Governo Federal, responsável pela cedência do prédio ao Município.

A partir da assinatura do termo, a empresa Bazei Plásticos e Embalagens poderá dar início às obras, orçadas em torno de R$ 100 mil. Trata-se de compensação a projeto proposto pelo Executivo, aprovado pelo Legislativo e com sanção em abril deste ano, de utilização, pela empresa, de área subterrânea para conectar duas unidades fabris da empresa.

Demandas das Amobs

O presidente da UAB, Valdir Walter, entregou para Adiló um conjunto de reivindicações formuladas pelas lideranças comunitárias. A pedido da diretoria da entidade, cada presidente de bairro apresentou até três de suas principais demandas que foram repassadas às secretárias responsáveis.

Nas manifestações orais, presidentes de associações expuseram reivindicações e críticas, especialmente à saúde e ao transporte coletivo. Todas as intervenções receberam atenção do prefeito, que reiterou a situação financeira delicada do Município, mesmo que o orçamento se encerre com superávit; citou a grave crise na saúde em razão da terceira onda da pandemia do coronavírus, em março de 2021; temas que precisavam de solução imediata, como a nova licitação do transporte coletivo; e o quadro crítico da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), ainda indefinido.

Transporte coletivo

Adiló anunciou investimento de R$ 5 milhões para a elaboração do Plano de Mobilidade. A medida garantirá que o Município tenha uma visão abrangente e detalhada sobre os principais aportes que precisam ser feitos nesta área, que inclui o transporte coletivo.

Leia também:
Confira a composição das comissões da Câmara de Caxias para 2022
Denise Pessôa é eleita presidente da Câmara de Vereadores de Caxias para 2022
Câmara de Caxias do Sul arquiva denúncia contra vereador Sandro Fantinel
Câmara de Caxias aprova projeto de educação inclusiva para estudantes com altas habilidades e superdotação
Carnaval de rua de Caxias do Sul será realizado nas comunidades em 2022

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul reconstrução telhado UAB Adiló Didomenico Valdir Walter Caxias do Sul