Medida faz parte da estratégia de retirar a atividade de ambulantes das calçadas
redacao@serraempauta.com
02.09.2022 - 14h04min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), determinou a constituição de um grupo de trabalho formado por secretários municipais para acelerar a consolidação de um Centro Comercial Popular - um novo camelódromo - na cidade visando dar sequência ao projeto de regularização do comércio ambulante.
O grupo é integrado pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Elvio Gianni PSDB); de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista; da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva; e do Urbanismo, João Uez; e da presidente da Fundação de Assistência Social, Katiane Boschetti da Silveira.
A primeira medida será o chamamento público para um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) com o objetivo de prospectar e avaliar áreas públicas e privadas que possam receber o empreendimento e a elaboração dos projetos de engenharia e arquitetura, modelagem econômico-financeira e jurídica visando uma futura concessão com a iniciativa privada. A intenção é que o chamamento ocorra ao longo de outubro.
Batista avalia que a partir da definição da empresa será necessário um prazo de 120 a 150 dias para a apresentação dos diagnósticos, que levará à escolha da área mais adequada e da modelagem do projeto. Esta definição também será determinante no prazo da fase seguinte da efetiva implantação da operação.
O novo camelódromo faz parte da estratégia definida pelo atual governo de colocar fim ao comércio informal e ambulante na área central da cidade. O primeiro passo foi a delimitação de espaços em ruas do Centro para que os ambulantes vendessem suas mercadorias e liberassem as calçadas, até então usadas.
Desde o início da formatação do projeto, a Prefeitura definia esta alternativa como temporária. A solução definitiva sempre foi um Centro Comercial Popular para instalação de lojas a serem ocupadas pelos ambulantes, com a contrapartida do pagamento de aluguel.
"Não abrimos mão de acabar com o comércio ambulante nas calçadas, que precisam ser de uso exclusivo dos pedestres. O Centro Popular sempre foi a solução defendida. Nele, inclusive, poderemos localizar os atuais comerciantes do camelódromo, se desejarem", assinalou o prefeito.
Leia também:
Frente Parlamentar visita futuras instalações do Centro de Autismo da UCS em Caxias do Sul
Discussão sobre a concessão de relógios digitais em Caxias do Sul ocorre na próxima segunda-feira
Apresentada programação da Feira do Livro de Caxias do Sul
Após covid, bispo de Caxias do Sul retorna ao trabalho
Hospital Virvi Ramos abre 22 novos leitos de internação em Caxias do Sul
Tags:
Prefeitura de Caxias lançará PMI consolidação Centro Comercial Popular camelódromo Caxias do Sul