Sistema de autoatendimento permite, por exemplo, a emissão da segunda via do IPTU
redacao@serraempauta.com.br
23.12.2024 - 09h04min
A Prefeitura de Caxias do Sul deu um passo significativo na modernização dos serviços públicos com o lançamento do projeto Educação Digital. A iniciativa expande o acesso aos serviços municipais de forma digital, eliminando a necessidade de deslocamento até o Centro Administrativo.
Além do site oficial do Município e do aplicativo Cidadão Online, foi implementado um sistema de autoatendimento como uma alternativa adicional e independente, permitindo que os contribuintes acessem serviços de maneira prática e autônoma. Entre as funcionalidades disponíveis, destaca-se a emissão da segunda via do IPTU, recurso desenvolvido em parceria com a Diretoria de Tecnologia e Sistemas de Informação.
O projeto também disponibiliza no site e no aplicativo da Prefeitura os mesmos serviços realizados presencialmente, como emissão e pagamento de guias, parcelamento de IPTU e agendamentos.
Essa solução tem como objetivo desobstruir as filas nos postos de atendimento, permitindo que os cidadãos resolvam suas pendências de forma rápida e prática, diretamente de suas casas.
Desde a implementação do IPTU Digital em 2023, foi registrada uma redução de 30% na demanda por atendimento presencial, além de um aumento significativo na arrecadação municipal.
"Com o Educação Digital, oferecemos mais um canal de acesso aos cidadãos, com custos reduzidos para o Município. Os recursos economizados podem ser redirecionados para áreas prioritárias, como educação e saúde. Além disso, garantimos que o atendimento presencial esteja focado em quem realmente precisa", destaca Rosa Borges, diretora-geral da Secretaria Municipal da Receita.
O sistema foi desenvolvido com uma abordagem humanizada, facilitando a transição dos contribuintes para o ambiente digital. A expectativa é que até 70% da demanda presencial seja absorvida pelo meio digital, assegurando maior agilidade no suporte aos cidadãos.
Por meio de canais diversificados e eficientes, o projeto Educação Digital reforça o compromisso da Prefeitura de Caxias com a modernização dos serviços públicos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de custos e a otimização do atendimento à população.
Serviço
Para acessar o Educação Digital, basta visitar o site da Prefeitura de Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br) ou baixar o aplicativo oficial. Para quem preferir, também há a opção de agendar atendimento presencial diretamente pelo sistema.
Leia mais:
Quem são as 10 vítimas da queda de avião em Gramado
Exposição apresenta inventário de bens materiais de Faria Lemos, em Bento
Avião de pequeno porte cai em Gramado
Inaugurada ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias e Nova Petrópolis
Sesc Caxias tem inscrições para o projeto Criar até o dia 31 de dezembro
Tags:
Geral Educação Digital Prefeitura de Caxias do Sul lança projeto modernizar atendimento Caxias do Sul